Página inicial > Notícias > Aprovado projeto para adequação de cursos técnicos segundo a metodologia PBL

Aprovado projeto para adequação de cursos técnicos segundo a metodologia PBL

Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 18h58 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 19h45

O conceito de “Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas” - PBL na sigla inglesa (Project/Problem Based Learning)  é uma metodologia ativa de ensino centrada no aluno, que o auxilia no desenvolvimento do raciocínio e comunicação, habilidades essenciais para o sucesso em sua vida profissional. Por meio de projetos e problemas semelhantes aos da vida real, os estudantes são incitados a terem compromisso com o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento.

Ciente da necessidade de adaptar os projetos pedagógicos às demandas de uma nova geração e sociedade, o Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresentou e conseguiu a aprovação de mais um projeto na área de metodologias ativas de aprendizagem.

Defensor e estudioso dessas práticas, o professor Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti aprovou a continuidade do projeto “Adequação dos cursos Técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e de Informática segundo a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL)”.

O projeto foi aprovado no Edital nº 318, de 17 de maio de 2018, da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), que selecionou propostas que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas e Currículos Inovadores no âmbito do IFSP.

Experiência e desafios

O professor Pedro Fantinatti também coordena o Grupo de Pesquisa ReEdIFICA – Repensar a Educação no IFSP para Inclusão e Compartilhamento na Aprendizagem. O grupo garante aporte para a nova proposta de estudo, que objetiva a adequação da metodologia em cursos técnicos. O projeto aprovado dará sequência ao projeto “Proposta de adequação do curso de TADS segundo a metodologia PBL”, aprovado no Edital 80/2017, e que acaba de ser finalizado. Entre as ações destacadas, a realização de visitas técnicas em instituições de ensino e projetos educacionais que já aplicam de forma exitosa a metodologia. Paralelamente, o conhecimento sobre essas práticas também foram tema de oficinas que o grupo realizou em alguns câmpus do IFSP, contribuindo para a disseminação de novas formas de ensino e aprendizagem.

Equipe e novos passos

Trabalham ativamente neste projeto, os professores Pedro Fantinatti (coordenador), Cecília Pereira de Andrade (vice-coordenadora), Joice Mendes e Rafael Muniz; a assistente social Eliane Ferreira dos Santos; a técnica em assuntos educacionais Selma Regina Olla e a estudante Evelyn Fernandes. O projeto também prevê a seleção de mais dois bolsistas, que terá atuação de setembro a junho de 2019. (CLIQUE PARA SABER SOBRE O PROCESSO SELETIVO)

Os professores Joice Mendes e Rafael Muniz desenvolverão um projeto interdisciplinar, ainda no segundo semestre letivo de 2018, em conjunto com o professor Pedro Fantinatti, conjugando as disciplinas de Algoritmo e Lógica de Programação e Redação Técnica.

“Este será um projeto-piloto para ”voos mais audaciosos” em 2019, em que se pretende desenvolver experiências práticas que possam balizar a futura transição do curso técnico segundo a pedagogia tradicional para a aprendizagem baseada em projetos (PBL)”, enfatizou o coordenador.