Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superior > Licenciatura em Química
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Química

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 08h49 | Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2023, 13h28

O licenciado em Química, através da integração entre teoria e prática, possui formação sólida e abrangente dos diversos campos da Química e dos saberes relacionados à prática pedagógica, sendo articulador entre esses conhecimentos e suas formas de transposição didática, permitindo sua atuação profissional na Educação Básica, comprometidos com o exercício da cidadania e com uma educação de qualidade, em seus aspectos científico-tecnológicos, ambientais e socioculturais. O profissional também poderá atuar na gestão escolar, em indústrias e instituições de pesquisa.

  • O acesso ao Curso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
  • O Curso tem duração de quatro anos, no período matutino. 

Perfil do egresso

O licenciado em Química tem como atribuição central a docência na Educação Básica e está apto a planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da Química, considerando as novas demandas  apresentadas pelo mundo do trabalho e as necessidades gerais e específicas dos educandos. Por meio da integração entre teoria e prática, possui formação sólida e abrangente em Química e conhecimentos pedagógicos que possibilitem a articulação de  atividades interdisciplinares, com interface com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Articula esses conhecimentos, suas relações com outras áreas do saber e com o cotidiano e suas formas de transposição didática. Esse profissional é capaz de se inserir em diversas realidades sociais com sensibilidade para interpretar as necessidades dos educandos e competência para orientá-los na construção de saberes, de sua autonomia intelectual, de seu pensamento crítico e de suas formações ética e cidadã. Está apto a coordenar e supervisionar equipes de trabalho, podendo atuar na gestão escolar e educacional. A formação abrangente e sólida possibilita, também, a atuação na indústria química e correlatas, bem como em pesquisas científicas, incluindo as pesquisas  educacionais.
Tem compromisso com a ética profissional, com sua formação continuada e com a ação-reflexão-ação sobre a prática docente, sabe utilizar a pesquisa e a inovação como práticas permanentes na profissão, atende à demanda por professores de Química com qualificação profissional diferenciada.

Coordenador(a) do Curso: Márcio Miranda
                                  e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Documentos:

Projeto Pedagógico

Resolução de Aprovação do Curso

Horários dos Cursos - 2º Semeste de 2023 - NOVO

registrado em:
Fim do conteúdo da página