Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Como Ingressar
Início do conteúdo da página

Como Ingressar

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 19h07 | Última atualização em Quinta, 12 de Julho de 2018, 11h04

Há diferentes formas de acesso aos cursos do Instituto Federal de São Paulo, que variam de acordo com o nível e modalidade de ensino. Em cada caso, são divulgados Editais dos Processos Seletivos, com o número de vagas, por curso e turno, e os requisitos de acesso. O candidato deve se inscrever seguindo as orientações, local e datas definidos por estes editais.

 

  • Para os cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes, há o processo seletivo específico realizado semestralmente (as informações costumam ser divulgadas a partir dos meses de maio e outubro)*. Para efetivar a matrícula, o candidato deve ter o Ensino Médio completo, ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. Para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, há o processo seletivo específico realizado anualmente (as informações costumam ser divulgadas a partir do mês de outubro)*. Para efetivar a matrícula, é necessário ter o Ensino Fundamental completo.
  • Para os cursos de Graduação (Tecnologias e Licenciaturas), há o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e é realizado semestralmente seguindo calendário próprio (divulgado pelo Ministério da Educação)*. Para efetivar a matrícula, é necessário ter o Ensino Médio completo.Eventualmente, caso não sejam preenchidas todas as vagas por meio do SiSU, podem ser realizado um Processo Seletivo Simplificado para Vagas Remanescentes, regido por edital específico divulgado somente após a realização das matrículas dos ingressantes pelo SiSU.
  • Para o curso de Pós-Graduação, o processo seletivo específico é divulgado por meio de edital próprio semestralmente (as informações costumam ser divulgadas em abril e agosto. No ato da inscrição, é necessário que o candidato seja portador de diploma ou atestado de conclusão de curso de graduação em nível superior, em áreas compatíveis à do curso.
  • Para os Cursos de Extensão, podem ser realizados processos seletivos específicos divulgados por meio de edital juntamente com as informações sobre inscrições e pré-requisitos*.
    *a oferta e divulgação dos cursos e processos seletivos pode variar a cada semestre. Consulte o site e os editais específicos para mais informações.

 

Além destas formas de ingresso, no caso dos cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes, há também outras possibilidades para aqueles que estudam no IFSP ou em outras instituições, por meio dos processos para Transferência Interna ou Transferência Externa, que são divulgados editais específicos, em períodos fixados no Calendário Acadêmico, e cujas solicitações são analisadas pelo Coordenador do Curso desejado.

No caso dos cursos de Graduação, para aqueles que estudam no IFSP ou em outras instituições, ou que já tenham concluído um curso superior na mesma área do curso desejado, há processos para Reopção de Curso, Transferência Interna, Transferência Externa, e para Portador de diploma de graduação. Para tanto, são divulgados editais específicos, em períodos fixados no Calendário Acadêmico, e as solicitações são analisadas pelo Coordenador do Curso desejado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página