Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IF Campinas participa da elaboração do Plano de Geração de Trabalho e Renda
Início do conteúdo da página

IF Campinas participa da elaboração do Plano de Geração de Trabalho e Renda

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 10h05 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 17h25

Na quarta-feira (9) foi designado pelo Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de um Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda no Sistema Prisional (PORTARIA No 160, DE 9 DE JUNHO DE 2021). O câmpus Campinas está representado nesse GT através da participação do professor Dr. Francisco Ubaldo Vieira Junior, um dos coordenadores do Projeto Alvorada, lançado no câmpus Campinas, hoje desenvolvido por diversas instituições do país. O Plano tem por objetivo qualificar as estruturas do Poder Judiciário para promoção de alternativas de trabalho e renda de forma sistemática em unidades de privação de liberdade, em estrita consonância com a legislação vigente e diretrizes internacionais.

 
O projeto Alvorada - Inclusão produtiva de pessoas egressas do sistema prisional - teve seus fundamentos desenvolvidos no campus Campinas do IFSP e foi realizado em parceria como o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SAP), o Ministério Público Federal e com o Cento de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). A primeira turma do projeto piloto contou com 20 egressos do sistema prisional, e as aulas aconteceram nas dependências do CTI, aproveitando-se da estrutura física e de pessoal disponível no convênio firmado entre o IFSP e o CTI Renato Archer. O projeto Alvorada atualmente é desenvolvido por 15 instituições em 8 estados da Federação: PB, RS, RO, SC, MG, RN, PI e ES, com apoio do DEPEN.
 
A criação do Grupo de Trabalho nasce como resultado do projeto desenvolvido em Campinas e reúne alguns dos profissionais que atuaram no início do projeto e que têm apoiado as demais instituições com treinamentos e troca de experiências.
 
Saiba mais:
 
Vídeo do Projeto Alvorada: https://www.youtube.com/watch?v=F88-r7lIaq8
 
 
 
 
 
 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página