Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão > Extensão > Submissão de PPC de Cursos de Extensão
Início do conteúdo da página

Submissão de PPC de Cursos de Extensão

Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 17h26 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 13h58

COMO SUBMETER PPC DE CURSO DE EXTENSÃO

# Antes de tudo, algumas noções

Servidores do IFSP (docente ou técnico-administrativo), câmpus Campinas, poderão apresentar Cursos de Extensão, de acordo com a anuência/avaliação da Comissão de Cursos de Extensão do Campus e PRX.

Todos os projetos pedagógicos de cursos (PPC) deverão cumprir os princípios e procedimentos previstos na Portaria nº 2.968/15 (em anexo), que regulamenta as ações de extensão do IFSP e estarem devidamente validados pela Comissão de Cursos de Extensão do Campus.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) desenvolve atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, segundo a Portaria 2.968/2015,  Art. 1°, em consonância com a Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

As ações de extensão são uma via de mão dupla com a sociedade, que proporciona a relação de diálogo entre conhecimentos tradicionais, enriquecendo o processo educativo e possibilitando a formação de consciência crítica tanto da comunidade interna do IFSP (docentes, discentes e técnicos-administrativos), quanto dos diversos atores sociais envolvidos (Parágrafo 1°, Art. 1º, Portaria 2.968, de 24/08/2015).

As ações de extensão devem se basear na análise do interesse e do arranjo produtivo local da comunidade na qual cada Campus se encontra e serem articuladas com a vocação e qualificação acadêmicas dos docentes, discentes e técnicos-administrativos envolvidos. (Parágrafo 4°, Art. 1º, Portaria 2.968, de 24/08/2015).

 

Avaliação e anuência

A avaliação dos cursos de extensão é feita pela Comissão de Cursos de Extensão do Campus e pela PRX. Nesta etapa, deve ser observado sua relevância para o desenvolvimento profissional e/ou pessoal da comunidade, a abrangência do público-alvo, a exequibilidade do projeto, além dos aspectos formais.

 

Cadastramento de cursos de extensão

Os cursos deverão ser cadastrados pelos coordenadores (servidor responsável) pelas propostas (proponentes) exclusivamente na plataforma SigProj, disponibilizada pelo endereço http://sigproj.ufrj.br/. Note: os cadastros anteriores continuam valendo, inclusive com a mesma senha.

 

Editais PRX

Cursos Extensão Fluxo Contínuo (abrir pdf com edital)

Cursos Extensão EAD (abrir pdf com edital)

Nota: as correções ou adaptações solicitadas pela Comissão de Avaliação dos Cursos de Extensão do Campus/CEX deve seguir os prazos do cronograma divulgado.

 

Documentação obrigatória:

  • declaração de anuência (padrão) assinada pelo presidente da Comissão de Cursos de Extensão e pelo Diretor-Geral do Campus emitida, após a avaliação pela Comissão;
  • plano de ensino dos componentes a serem desenvolvidos nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária igual ou superior a 160 horas. NOTE! O preenchimento é opcional para cursos com carga horária inferior.
  • os projetos pedagógicos de cursos de extensão serão aprovados para o Campus, cabendo CEX, em articulação com as Coordenações de Cursos, a gestão de sua oferta no contexto de sua implementação.
  • a nova submissão de cursos de extensão já aprovados pela PRX ou pelo Conex apenas será necessária, quando houver alterações em quaisquer dos seguintes itens: carga horária total da ação, público-alvo ou conteúdo programático.

 

Para auxiliar, segue o link de todos os Projetos de Cursos de Extensão aprovados e vigentes para o Campus Campinas.

Acessar manuais ou tutoriais veja Manual de Cadastramento de Cursos de Extensão, e Orientações para Elaboração de PPC de cursos feito pela PRX.

registrado em:
Fim do conteúdo da página