IFSP Campinas tem três medalhistas e quatro menções honrosas na OBMEP 2018
O Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo teve sete estudantes com reconhecimento na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo uma medalha de prata, duas de bronze e quatro menções honrosas. Foram mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM) na maior competição estudantil do País.
A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Desde 2017, a competição também tem participantes de escolas particulares. A 14ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (54.498), de 99,44% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 952 mil foram classificados para a segunda fase da competição. As cerimônias de premiação serão realizadas em 2019, em data a ser definida.
Os estudantes foram orientados e acompanhados pela professora de Matemática Aina Montessanti Selingardi.
"Gostaria de agradecer e parabenizar todos os alunos do IFSP Campinas que realizaram as Olimpíadas de Matemática no ano de 2018. Fico muito orgulhosa por vocês deixarem de realizar atividades particulares para fazerem provas de matemática, inclusive em finais de semana. Foi um ano de muitas conquistas, entre participações, medalhas e menções honrosas. Agradeço também à professora Cecília e todos os docentes que incentivam os alunos e proporcionam essas vivências nas diversas áreas do conhecimento. Não posso esquecer de agradecer aos pais que confiaram no nosso trabalho e permitiram a participação desses alunos. Para o ano que vem espero dos alunos muito empenho nas Olimpíadas de Matemática!", destacou a professora.
Medalha de Prata
- GABRIELY DA CRUZ CAMILO
Medalha de Bronze
- LUCAS DOS SANTOS TOMAZ
- LUCAS MORTEAN RIBEIRO
Menção Honrosa
- GABRIEL DE ARAUJO CABRAL
- VINICIUS DOS SANTOS RIBEIRO
- SAMUEL VICENTE DIAS DE FREITAS
- WELINY CAROLINY MACHADO CABRAL
Sobre a OBMEP
A Olimpíada tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no País tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra. Os medalhistas da OBMEP podem concorrer ao Programa de Iniciação Cientifica (PIC), que propicia a todos os alunos premiados entrar em contato com questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Sendo assim, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais. Além disso, os alunos têm acesso a um fórum virtual no qual realizam tarefas complementares às aulas, sempre com a ajuda de moderadores.
Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais
De 19 a 21 de outubro foi realizada a I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), no Câmpus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), idealizador da competição. Os alunos Gabriel de Araújo Cabral e Gabriely da Cruz Camilo foram classificados para a etapa final e representaram o Câmpus Campinas. Além das medalhas de participação, Gabriely Camilo conquistou a medalha de bronze, estando entre os 12 medalhistas do IFSP. A OMIF é uma competição direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível. O projeto nasceu no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do Ensino, Pesquisa e Inovação no País, cujo tema principal era “A Matemática está em tudo” e fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.
Redes Sociais