Medalhas e certificados marcam participação do IFSP Campinas em feira científica no Pará
A participação e as conquistas do IFSP Campinas na última feira científica do ano tiveram gosto de açaí. A equipe do professor Edson Anício Duarte, composta de nove estudantes, apresentaram cinco projetos na IX Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Acaí – MCTEA e Mostra Científica Norte-Nordeste – Mocinn. O evento foi realizado na cidade de Abaetetuba – Pará, às margens do Rio Maratauíra, na região do Baixo Tocantins, de 3 a 7 de dezembro.
Todas as equipes do IFSP Campinas conquistaram reconhecimento. Ao todo, foram três medalhas e dois certificados para participação em outras feiras consagradas em 2019.
O IFSP Campinas conquistou as seguintes premiações:
- 2° Lugar com o projeto “TECNOLOGIAS SOCIAIS, REDES SOCIOTÉCNICAS E AGROECOLOGIA: IRRIGADOR AUTOMATIZADO DE BAIXO CUSTO PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE REFORMA AGRÁRIA”, do estudante Ruan de Paiva Leopoldo;
- 2° Lugar com o projeto “INTERACTIVE BRAILLE: KIT PARA ALFABETIZAÇÃO EM BRAILLE A BAIXO CUSTO”, dos estudantes: Alex Vieira Pereira, Pablo Cavalcante dos Santos e Wagner Roberto de Souza Junior;
- 3° Lugar com o projeto “DISPOSITIVO DE ALERTA DE CHORO DE RECÉM-NASCIDOS UTILIZANDO SENSOR DE RECONHECIMENTO DE VOZ”, dos estudantes: Isabella Bastos Vieira, Lucas dos Santos Tomaz e Matheus dos Santos Tomaz.
Além disso, duas equipes foram contempladas com credenciais para participação nas seguintes feiras:
- FEBIC 2019 – Feira Brasileira de Iniciação Científica – projeto DISPOSITIVO DE ALERTA DE CHORO DE RECÉM-NASCIDOS
- FEROCIT 2019 – Feira Científica de Rondônia de Inovação e Tecnologia – projetos: INTERACTIVE BRAILE E IRRIGADOR AUTOMATIZADO DE BAIXO CUSTO
- MOSTRATEC 2019 – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia – projeto “TOTEM PORTÁTIL A BAIXO CUSTO PARA CARREGAR CELULAR, dos estudantes Guilherme Daiki e Gabriel Amoras.
- FENECIT 2019 - Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia - TOTALIZADOR DE PESSOAS EM RECINTO FECHADO PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA, dos estudantes Luiz Gustavo Xavier Tito e Ellen Regina da Costa.
Os projetos foram desenvolvidos sob a orientação dos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortoloti, no âmbito do Projeto Wash (Workshop para Aficionados em Software e Hardware), desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer.
O professor Edson fez uma avaliação positiva de todo o ano, com diversas participações em feiras científicas e muitas conquistas registradas. O mais importante, segundo ele, é perceber que os alunos estão evoluindo a cada evento e que o nível dos trabalhos, assim como o apelo social para a sua utilização, os tornam merecedores dos prêmios que têm recebido. “Mais do que medalhas e certificados, cada feira e apresentação representam uma experiência incrível. Assim como os demais, esse último evento ficará guardado na memória coletiva da nossa equipe”, destacou.
Redes Sociais