Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Educação Inclusiva: conceitos, delimitações e experiências marcam 2º Ciclo de Palestras
Início do conteúdo da página

Educação Inclusiva: conceitos, delimitações e experiências marcam 2º Ciclo de Palestras

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 16h59 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 16h59

De agosto a outubro, o Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu o 2º Ciclo de Palestras, organizado no âmbito do curso de Pós-Graduação – Especialização em Educação para Inserção Social. Além das aulas expositivas, a disciplina “Inclusão na Educação: conceitos básicos, delimitações e estudos de caso” contou com a explanação de especialistas em diferentes áreas que abrangem a temática. Ao todo foram sete encontros, incluindo debate e relatórios dos estudantes.

As palestras permearam as diferentes conceituações dentro do tema “Inclusão” e foi amplamente discutido os tipos de deficiência e quais as possibilidades de intervenção dentro do universo escolar. Com a coordenação da professora Jacqueline De Blasi, as palestras apresentaram casos e experiências, utilizando a exposição, a reflexão e o debate sobre situações reais e práticas comuns no ambiente escolar, buscando a superação de diferentes barreias para favorecer o aprendizado da pessoa com deficiência.

Entre os temas apresentados, a inclusão escolar na perspectiva da deficiência intelectual, autismo, tecnologia assistiva, neuro educação, educação indígena, barreiras, dificuldades de aprendizagem e possibilidades de intervenção.

O modelo de interação com especialistas foi aprovado pela turma, com a apresentação de pontos positivos no final do Ciclo. Para a estudante Michele de Oliveira, o Ciclo de Palestras contribuiu de forma significativa para o conhecimento de diversas áreas. “Aprendemos, em especial, os aspectos e características específicas em cada área explanada, permitindo a reflexão, o debate e aprimoramento no desenvolvimento de nossas atividades”, considerou.

Janaína Sabino é estudante da pós-graduação e professora da rede pública e particular de Campinas há 16 anos. Ela conta que há algum tempo estava buscando por palestras ou mesmo cursos que focassem em conceitos e práticas de aprendizagem acerca da inclusão escolar em seus vários aspectos. “Foi muito importante participar do Ciclo de Palestras organizado pela professora Jacqueline De Blasi. Todos que estavam presentes puderam compreender um pouco mais sobre os caminhos oportunizados pela educação para inserção social. Através desses novos conhecimentos pude aprimorar minhas estratégias em sala de aula, com o intuito de ajudar da melhor maneira possível o ensino e a aprendizagem dos meus alunos”, reforçou.

CLIQUE E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

registrado em:
Fim do conteúdo da página