Ex-aluno e professor do IFSP Campinas recebem prêmio por artigo científico
O professor Andreiwid Sheffer Corrêa e o ex-aluno do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Evandro Henrique Couto de Paula, formado em 2016, receberam o prêmio Highly Commended Papers 2018, da editora Emerald Publishing, por artigo publicado em 2017 na revista Transforming Government: People, Process and Policy, intitulado “Transparency and open government data: A wide national assessment of data openness in Brazilian local governments”. Evandro de Paula figura na coautoria do artigo por ter participado ativamente na coleta dos dados da pesquisa, à época atuante também como bolsista de iniciação científica no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológico do IFSP (PIBIFSP).
Sobre o prêmio
O prêmio 2018 Highly Commended Papers faz parte do programa Emerald Literati Awards for Excellence conduzido há 20 anos pela editora, cujos vencedores são escolhidos pela equipe editorial de uma revista. Os autores vencedores têm confiança em saber que seu trabalho foi um dos mais importantes do ano anterior. Ganhar este prêmio ajuda a enriquecer o currículo do autor e a pavimentar o caminho para futuras publicações.
Para saber mais sobre o prêmio acesse http://emeraldgrouppublishing.com/authors/literati/index.htm.
Sobre o artigo premiado
O artigo teve como objetivo identificar e entender como os portais de dados das prefeituras brasileiras estavam em conformidade com os princípios de dados abertos governamentais, que são basicamente requisitos técnico e conceituais para a correta disponibilização de dados pela internet de um ente governamental. Para isso, foi realizado um amplo levantamento nos websites das prefeituras a partir de uma amostra de 561 municípios que divulgavam dados de interesse governamental pela internet. Como parte do método da pesquisa, os autores analisaram os itens de divulgação determinados pela transparência ativa do município e os requisitos técnicos dos portais, todos impostos pela Lei de Acesso à Informação brasileira e relacionados com princípios da área de pesquisa sobre dados abertos governamentais.
Os dados necessários para subsidiar a pesquisa foram coletados ao longo do ano de 2014. “A atuação do Evandro na coleta dos dados foi essencial para a realização da pesquisa e formulação do artigo, que teve sua contribuição e importância internacionalmente reconhecidas pelo prêmio recebido três anos depois”, sinaliza o professor Andreiwid, que foi o orientador do projeto de iniciação científica e principal responsável pela pesquisa.
O trabalho foi realizado em coautoria e com a participação dos docentes e pesquisadores da Universidade de São Paulo Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa, do Departamento de Engenharia de Computação da Escola Politécnica, e Flávio Soares Corrêa da Silva, do Instituo de Matemática e Estatística. Ambos os professores também atuavam na orientação de pesquisa de doutorado conduzida por Andreiwid à época.
A íntegra do artigo e os respectivos dados que embasaram a pesquisa estão disponíveis como acesso aberto pelo endereço https://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/TG-12-2015-0052
Redes Sociais