Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe do IFSP Campinas foi uma das seis finalistas do Inova Jovem 2018
Início do conteúdo da página

Equipe do IFSP Campinas foi uma das seis finalistas do Inova Jovem 2018

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 14h45 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 14h45

Bate Coração – Monitoramento de Sinais Cardíacos a Baixo Custo foi um dos projetos finalistas do Inova Jovem 2018, competição entre alunos do Ensino Médio e Técnico de todo País, durante o Inova Campinas 2018, maior evento de inovação e empreendedorismo do interior do Estado, realizado nessa quarta-feira (24/11), na Expo D.Pedro, em Campinas. Para estar entre os finalistas eles enfrentaram uma acirrada competição – ao todo foram 102 equipes participantes, com a seleção de apenas seis projetos.

Na etapa final, os estudantes do Câmpus Campinas Giovanna Cássia Bernardino Cardoso, Pedro Henrique Fortunato Pereira e Celso Matias dos Santos Filho enfrentaram uma competição de pitches para uma banca de avaliação composta por empreendedores e profissionais com ampla atuação no universo corporativo.

Os projetos foram desenvolvidos sob a orientação dos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortolotti, no âmbito do Projeto Wash (Workshop para Aficionados em Software e Hardware), desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer.

“Nesta edição, tivemos 102 equipes participantes. Com um grande número de projetos inscritos, vocês, finalistas, já podem se considerar vitoriosos”, aponta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. “O Inova Jovem tem se mostrado, cada vez mais, um dos principais eventos realizados pela Agência. Isso é nítido quando observamos que, ano a ano, o número de participantes é maior”, corrobora.

Frateschi defende que a iniciativa é importante para que os jovens possam olhar para suas carreiras com um viés mais empreendedor, buscando desenvolver tecnologias de impacto para a sociedade. “Pensem que, além do emprego formal, é possível, a partir de uma boa ideia, desenvolver um modelo de negócios consiste e que traga, de fato, benefícios para a sociedade”, frisa.

Capacitação

Além da capacitação durante o Workshop de Inovação, os finalistas desta edição passaram por um treinamento de Pitch ministrado por Renato Rodrigues, empreendedor e fundador do Milênio Bus. Rodrigues já representou o Brasil em várias competições internacionais de empreendedorismo em países como Estados Unidos, Suíça, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Um dos destaques de sua carreira foi a conquista do primeiro lugar, entre os 600 projetos participantes, no HackBrasil, promovido pelas universidades de Harvard e MIT. “Fiquei impressionado com a qualidade dos projetos. Os participantes são criativos e abertos a resolverem problemas reais do dia a dia”, avalia Rodrigues.

Sobre o Programa

O Programa Inova Jovem, criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é uma competição de empreendedorismo que busca capacitar alunos de Colégios Técnicos e de Ensino Médio Regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. E, assim, difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios.

registrado em:
Fim do conteúdo da página