Equipe do IFSP Campinas foi uma das seis finalistas do Inova Jovem 2018
Bate Coração – Monitoramento de Sinais Cardíacos a Baixo Custo foi um dos projetos finalistas do Inova Jovem 2018, competição entre alunos do Ensino Médio e Técnico de todo País, durante o Inova Campinas 2018, maior evento de inovação e empreendedorismo do interior do Estado, realizado nessa quarta-feira (24/11), na Expo D.Pedro, em Campinas. Para estar entre os finalistas eles enfrentaram uma acirrada competição – ao todo foram 102 equipes participantes, com a seleção de apenas seis projetos.
Na etapa final, os estudantes do Câmpus Campinas Giovanna Cássia Bernardino Cardoso, Pedro Henrique Fortunato Pereira e Celso Matias dos Santos Filho enfrentaram uma competição de pitches para uma banca de avaliação composta por empreendedores e profissionais com ampla atuação no universo corporativo.
Os projetos foram desenvolvidos sob a orientação dos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortolotti, no âmbito do Projeto Wash (Workshop para Aficionados em Software e Hardware), desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer.
“Nesta edição, tivemos 102 equipes participantes. Com um grande número de projetos inscritos, vocês, finalistas, já podem se considerar vitoriosos”, aponta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. “O Inova Jovem tem se mostrado, cada vez mais, um dos principais eventos realizados pela Agência. Isso é nítido quando observamos que, ano a ano, o número de participantes é maior”, corrobora.
Frateschi defende que a iniciativa é importante para que os jovens possam olhar para suas carreiras com um viés mais empreendedor, buscando desenvolver tecnologias de impacto para a sociedade. “Pensem que, além do emprego formal, é possível, a partir de uma boa ideia, desenvolver um modelo de negócios consiste e que traga, de fato, benefícios para a sociedade”, frisa.
Capacitação
Além da capacitação durante o Workshop de Inovação, os finalistas desta edição passaram por um treinamento de Pitch ministrado por Renato Rodrigues, empreendedor e fundador do Milênio Bus. Rodrigues já representou o Brasil em várias competições internacionais de empreendedorismo em países como Estados Unidos, Suíça, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Um dos destaques de sua carreira foi a conquista do primeiro lugar, entre os 600 projetos participantes, no HackBrasil, promovido pelas universidades de Harvard e MIT. “Fiquei impressionado com a qualidade dos projetos. Os participantes são criativos e abertos a resolverem problemas reais do dia a dia”, avalia Rodrigues.
Sobre o Programa
O Programa Inova Jovem, criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é uma competição de empreendedorismo que busca capacitar alunos de Colégios Técnicos e de Ensino Médio Regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. E, assim, difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios.
Redes Sociais