Arte e cultura na SNCT – estudantes provocam reflexões sobre desigualdade
Os estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Campinas – se envolveram em uma atividade especial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, convidando a uma reflexão sobre o tema: “Desigualdade”. Durante toda a semana, os alunos apresentaram produções teatrais, performance, vídeo e uma instalação de objetos expressivos nos espaços coletivos (elevador, escada, hall e sala de aula).
Os trabalhos tiveram a orientação da professora de Artes Estela Pereira, com o apoio da professora de Educação Física Rosane Beltrão da Cunha Carvalho e da Fabiele Fernandes, da Divisão de Assuntos Institucionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).
Estimulados pelo pensamento de Milton Santos e Bertold Brecht, entre outros autores, os estudantes apontaram para uma estética crítica sobre o tema, suas origens, sua permanência, visando uma abordagem concreta da realidade, apresentando discussões de classe, gênero e raça presentes no cotidiano.
“Não se trata aqui de uma abstração, mas da percepção clara das relações sociais que vivenciamos nos diferentes espaços de acesso e não-acesso, de direitos e não-direitos, de humanidade e não-humanidade”, reforçou a professora Estela.
Ela também agradeceu o envolvimento e participação. “Agradeço sinceramente a participação de todos os alunos que, individualmente ou em grupo, organizaram-se em torno de uma proposição coletiva. Minha participação ficou restrita à de mera propositora, que com alegria observou o desenvolvimento de trabalhos críticos tão elaborados”, enfatizou.
Sobre a Semana
De 15 a 19 outubro, em sua 15ª edição, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – SNCT 2018 contou com programação diversificada no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). Com o apoio do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Campinas, Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação – Facti e Prefeitura Municipal de Campinas, o evento foi direcionado para toda a comunidade, tendo como público-alvo estudantes, sociedade civil, comunidade empresarial, acadêmica, científica e interessados nos temas em debate.
CLIQUE E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS (fotos Fabiele Fernandes - CTI)
Redes Sociais