Página inicial > Notícias > Tecnologias sociais e desenvolvimento sustentável é tema de mesa-redonda na SNCT

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 16h12 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 16h46

Nessa quinta-feira (18/10), foi realizada a mesa-redonda “Tecnologias sociais e desenvolvimento sustentável na América Latina”, no auditório CTI, como parte da programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – SNCT 2018.

Como palestrantes, o pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina Francisco Andrés Pascual e a pesquisadora da Rede de Tecnologias Inclusivas Redtisa – Argentina, Paula María Alejandra Juarez, ambos são membros do NEA/IFSP-CMP. A mesa-redonda contou com a mediação da professora Zady Castaneda Salazar (IFSP Campinas).

Paula Juarez abordou o conceito, ideologia e desenvolvimento sustentável inclusivo na América Latina, apresentando reflexões e experiências. Como mensagem central, defendeu as ideais que envolvem as tecnologias sociais, lembrando que toda tecnologia é uma decisão política, desempenhando papel importante nos processos de inclusão ou exclusão. A pesquisadora enfatizou que as tecnologias sociais são orientadas para a igualdade de direitos; geração de espaços de liberdade e justiça; distribuição igualitária de bens e serviços; qualidade de vida da população; fortalecimento da democracia e preservação do meio ambiente.

Temas que estão alinhados com a temática da SNCT deste ano: “Ciência para a redução das desigualdades”. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Francisco apresentou a experiência com a organização e difusão de produtos da agricultura orgânica em feiras livres, destacando diferentes aspectos como organização dos produtores, formação, capacitação e estratégia de comunicação.

O evento foi uma ação proposta pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (Neaes) e Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), ambos com apoio financeiro do CNPq e com a colaboração da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.

Sobre a Semana

A SNCT 2018 contou com programação diversificada no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), com o apoio do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Campinas, Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação – Facti e Prefeitura Municipal de Campinas. O evento é direcionado para toda a comunidade, tendo como público-alvo estudantes, sociedade civil, comunidade empresarial, acadêmica, científica e interessados nos temas em debate. CLIQUE E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

CLIQUE PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS