Página inicial > Notícias > Curso TADS recebe nota 4 no Enade – curso tem conceito acima da média no País

Curso TADS recebe nota 4 no Enade – curso tem conceito acima da média no País

Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 17h48 | Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 17h54

O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS, primeiro curso ofertado pelo Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), acaba de ter sua qualidade avaliada pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O curso recebeu a nota 4, em uma escala de 0 a 5, onde 4 é o conceito ótimo e acima da média nacional dos cursos da mesma área.

O Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. Seu objetivo é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Assim, o índice conquistado reflete a qualidade da instituição, a qualificação dos professores e a capacitação dos alunos.

Em 2017 foram inscritos 537.360 estudantes concluintes, sendo 422.746 da modalidade presencial e 114.614 da modalidade de Educação a Distância (EAD). Foram avaliados 10.570 cursos, sendo 10.054 presenciais e 516 de EAD. Participaram do Enade 2017 1.478 Instituições de Educação Superior e 44 Áreas de Avaliação.

Sobre o Curso

O acesso ao Curso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O Curso tem duração de três anos, no período noturno. Os alunos do curso cumprem disciplinas que envolvem linguagens de programação, sistemas baseados em Internet, redes de computadores, banco de dados, dentre outros tópicos, podendo assim, ao final do curso, ingressar no mercado de trabalho ou na vida acadêmica. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional. Uma singularidade do IFSP Campinas é a estreita relação com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o que possibilita, já na formação, a integração com agentes dos setores acadêmicos, de pesquisa e desenvolvimento e de produção industrial, visando à oferta de bens e serviços à sociedade.