Página inicial > Notícias > Astronauta da Nasa Marcos Pontes palestra na programação da SNCT do CTI

Astronauta da Nasa Marcos Pontes palestra na programação da SNCT do CTI

Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 15h29 | Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 15h30

A vida é mais simples do que parece. No final das contas, o que importa realmente são as pessoas. O resto é apenas acessório”. “Precisamos de Ciência, Tecnologia e Educação para um futuro mais sustentável”. Essas são algumas das mensagens deixadas pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, durante palestra proferida na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e do X Workshop do grupo Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação – Gesiti.

O auditório ficou lotado de servidores, pesquisadores, estudantes e convidados, para a palestra motivacional do único brasileiro que foi para o espaço, na celebrada “Missão Centenário”, em março de 2006. Desde 1998, Marcos Pontes participa do programa espacial da Nasa, num esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

Na oportunidade, ele contou sua trajetória de vida, desde a infância na periferia de Bauru, os percalços que enfrentou para estudar, a carreira militar e as conquistas que o levaram a se tornar astronauta e as emoções de ver a Terra do espaço.

Divulgação científica e educação são pra gente conseguir desenvolver um sistema sólido de Ciência e Tecnologia”, reforçou em sua fala. “Eu tenho vontade de ser chamado para uma nova missão no espaço, mas ficaria ainda mais feliz de ver um outro jovem brasileiro com a mesma oportunidade, levando a bandeira do Brasil… Somos um só país, 200 pessoas”, concluiu.

Abertura da SNCT

A abertura oficial da15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do CTI em conjunto com a 6ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizada na manhã de terça-feira, 16 de outubro. O evento ocorreu no auditório do CTI e contou com a presença de André von Zuben, secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, que representou o prefeito Jonas Donizette, Rogério Winter, diretor substituto do CTI Renato Archer (CTI), Alexandre Cândido, secretário-executivo da Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI) e Marcelo Bonfim, diretor-adjunto Educacional do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Campinas.

Com o apoio IFSP Campinas, Facti e Prefeitura Municipal de Campinas, o evento é direcionado para toda a comunidade, tendo como público-alvo estudantes, sociedade civil, comunidade empresarial, acadêmica, científica e interessados nos temas em debate.

Neste ano, o tema escolhido foi “Ciência para a redução das desigualdades”. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Participe da SNCT Saiba mais sobre o evento.

CLIQUE PARA ABRIR A GALERIA DE IMAGENS