Página inicial > Notícias > Kit para alfabetização em braille é premiado na Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 17h43 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 18h00

A 8ª edição da Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, realizada pelo Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), reuniu cerca de 1500 participantes na quarta-feira (3/10). O evento é realizado anualmente e objetiva a apresentação de projetos científicos elaborados por alunos de intuições técnicas de todo País. Ao todo, foram apresentados 340 projetos, sendo nove deles premiados em três categorias.

Entre os projetos apresentados por estudantes do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o kit de alfabetização Interactive Braille – tecnologia assistiva de baixo custo e de fácil acesso para escolas públicas e privadas, recebeu a segunda colocação na categoria Ciências Exatas e Tecnológicas. O projeto é de autoria dos estudantes Pablo Cavalcante dos Santos, Wagner Roberto de Souza Júnior e Alex Vieira Pereira, com a orientação dos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortoloti, no âmbito do Projeto WASH! (Workshop para Aficionados em Software e Hardware), desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer. Os estudantes são bolsistas de Iniciação Científica – Bolsa institucional IFSP e CNPq.

O evento contou com a participação de colégios técnicos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

A oitava edição da Mostra contou ainda com dois desafios, em parceria com as empresas Mahle e Biofrabis, que elegeu como vencedores os projetos que mais se destacaram.

O Câmpus Campinas participou com nove projetos:

• Tecnologias Sociais, Agricultura Familiar e Agroecologia: Irrigador Automatizado a Baixo Custo para Agricultura Familiar de Reforma Agrária;
  • Coleira de Animais para Mapear Rota Via GPS;
  • Totalizador de Pessoas em Recinto Fechado para Economia de Energia Elétrica;
  • Interactive Braille: Kit Para Alfabetização em Braille a Baixo Custo;
  • Totem Portátil a Baixo Custo para Carregar Celulares ;
  • Luminária Ecológica Uma Nova Forma Para A Reutilização De Cápsulas De Café E Borra De Café Expresso, Uma Ação De Sustentabilidade;
  • Bate Coração – Monitoramento de Sinais Cardíacos a Baixo Custo;
  • Dispositivo de Alerta de Choro de Recém-Nascidos Utilizando Sensor Reconhecimento de Voz;
  • Amassador de Latas de Baixo Custo.

CLIQUE E CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS