Página inicial > Notícias > Napne e CNRTA promovem mesa-redonda sobre educação inclusiva nesta quarta-feira

Napne e CNRTA promovem mesa-redonda sobre educação inclusiva nesta quarta-feira

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 16h16 | Última atualização em Segunda, 01 de Outubro de 2018, 19h37

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Câmpus Campinas do Isntituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Centro Nacional de Referência em Tecnologias Assistivas (CNRTA) vinculado ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), promovem, na próxima quarta-feira 3/10, às 15 horas, a mesa-redonda com o tema: Educação Inclusiva – Quem faz acontecer?

Serão três convidadas: Sonelise Cizoto, Fabiana Gouvêa Bonilha, ambas do CNRTA, e Fernanda Maekava – pedagoga do IFSP Jundiaí. A mesa-redonda será mediada pela servidora Geilda Fonseca de Souza, intérprete de Libras no Câmpus Campinas.

• Fabiana Fator Gouvêa Bonilha - Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp, tendo como tema de sua pesquisa a Educação Inclusiva e o ensino/disseminação da Musicografia Braille. É graduada em Psicologia pela PUC de Campinas e em Música (bacharel em Piano Erudito) pela UNICAMP. É servidora do CTI Renato Archer, na Divisão de Acompanhamento e apoio a Políticas em Tecnologia
    Social - DIPTS, e integrante do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva, CNRTA. Desenvolve pesquisas sobre o ensino e a disseminação da leitura e escrita musical em Braille.
  • Sonelise Cizoto - Foi professora no Ensino Fundamental durante 36 anos e também ministrou aulas na graduação e pós-graduação nas áreas de Pedagogia e Psicologia. Autora de três coleções de livros didáticos de Ciências destinadas a alunos do 1º. ao 5º. ano do Ensino Fundamental todas aprovadas pelo PNLD – Plano Nacional do Livro Didático. Pesquisadora do CNRTA – Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva.
  • Fernanda Silva Maekava - Doutoranda em Educação Especial (UNESP, Marília) desenvolvendo a pesquisa: Alunos com deficiência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio: contexto escolar, dificuldades de aprendizagem e expectativas de trabalho, com alunos e servidores do IFSP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP, 2015), dissertação defendida sobre o fenômeno Bullying no Ensino Fundamental. Pós-Graduada em Gestão Integrada de Pessoas e Sistemas de Informação (FIB, 2010) e Licenciada em Pedagogia (UNIP, 2004). Possui experiência nas áreas de Educação, Informática, Gestão de Pessoas e como Tutora de Educação à Distância - Educação Especial - Deficiência Intelectual. Atualmente é Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Jundiaí.

O evento é gratuito e aberto a todos.