Página inicial > Notícias > Estudante desenvolve irrigador automatizado para agricultura familiar

Estudante desenvolve irrigador automatizado para agricultura familiar

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 18h44 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 18h45

Nesta semana, o estudante Ruan de Paiva Leopoldo, do curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio – IFSP Campinas – vai apresentar o protótipo de um irrigador automatizado na 8ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP – Bragantec. Embora ainda muito jovem, o estudante está envolvido com uma tendência da pesquisa científica mundial, o campo da Ciência e Tecnologia Social (CTS).

Com orientação da professora Erika Batista e coorientação do professor Edson Anício Duarte, o protótipo também é resultado de estudo no âmbito do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (Neaes) e do projeto “Agroecologia, tecnologias de produção orgânica em assentamentos rurais e educação popular”, que tem apoio financeiro do CNPq.

Mesmo com importância reconhecida no Brasil, a agricultura familiar muitas vezes é marcada por conflitos sociopolíticos e de exclusão sociotécnica, quando os pacotes tecnológicos são restritivos às condições dos pequenos agricultores ou não atendem às suas demandas. Nesse sentido, o irrigador automatizado cumpre ao objetivo de apresentar uma tecnologia de baixo custo e de fácil aquisição.

Em especial, a tecnologia foi desenvolvida para atender as demandas dos agricultores do Assentamento Milton Santos, em Americana, Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde foram realizados os testes para validação do protótipo.

No dia 15 de setembro, o equipamento foi testado no campo, com a aprovação do agricultor Osmar Contrigiani. “O irrigador automatizado será de grande auxílio, pois de fato o tempo empregado na irrigação é muito precioso”, considera, lembrando que o modelo de irrigação utilizado pelos agricultores familiares continua sendo manual para a abertura e fechamento de válvulas.

O equipamento automatizado possibilita o aperfeiçoamento da atividade, pois há a possibilidade de configurar o período de irrigação e o volume hídrico específico para cada cultivo agrícola, evitando a saturação de água no solo e agindo sobre um importante aspecto do meio ambiente. Vale destacar que no caso do tempo de irrigação ultrapassar o desejado, existem riscos até mesmo de perda parcial ou total das produções.

CLIQUE E ACESSE O ÁLBUM DE FOTOS