Página inicial > Notícias > IV Conept é iniciado com discussões sobre os desafios e avanços da Rede Federal

IV Conept é iniciado com discussões sobre os desafios e avanços da Rede Federal

Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 19h47 | Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 19h59

Teve início nessa terça-feira (18/9) a quarta edição do Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP (Conept). Neste ano, o evento está sendo sediado pelo Câmpus Araraquara e tem como temática central os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com seu atual panorama e desafios. O Câmpus Campinas está representado por 10 professores e 15 estudantes, do Ensino Médio ou superior, com a apresentação de trabalhos e participação em outras atividades previstas na programação.

Resgate histórico e perspectivas

A conferência de abertura do IV Conept abordou o panorama e os desafios para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os conferencistas foram os professores Maria Leopoldina Veras Camelo, reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, e Sidinei Cruz Sobrinho, do IF Sul-rio-grandense, Câmpus Passo Fundo.

Eles trouxeram dados sobre a expansão da Rede Federal, destacando os avanços e as dificuldades dos Institutos Federais, que em 2018 chegam aos seus 10 anos. São hoje 643 unidades, mais de 78 mil servidores e aproximadamente um milhão de alunos em todo o país.

A professora Leopoldina Veras, que além de reitora é integrante da Câmara de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), destacou que a Rede Federal é a única no mundo a oferecer todos os níveis e modalidades de ensino. Preparar continuamente os docentes para ensinar nesse universo tão diverso é um desafio e uma necessidade.

Sidinei Cruz destacou como ponto forte dos institutos federais a alta qualificação do corpo docente, onde mais de 80% dos professores são mestres ou doutores, assim como o quadro de servidores técnico-administrativos, cada vez mais qualificado.

Números do Conept

Nesta edição, o Conept recebeu 250 trabalhos acadêmicos, dos quais 160 foram aprovados para apresentação e publicação. Muitos desses trabalhos serão apresentados nesta quarta-feira, a partir das 13 horas, quando acontecem as Mostras de Práticas Pedagógicas, Currículos Inovadores e de Projetos Integradores, além da sessão de pôsteres.

Acesse todas as informações sobre o evento em http://conept.ifsp.edu.br/.

Confira a programação do IV Conept

Clique e veja nossas fotos

Fonte: site IFSP