Página inicial > Notícias > Estudante do Câmpus é único de Campinas – do 1º ano – na 2º fase da OBFEP 2018

Estudante do Câmpus é único de Campinas – do 1º ano – na 2º fase da OBFEP 2018

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 13h45 | Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 13h55

No dia 14 de agosto, estudantes de todo o País participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os estudantes que conseguiram o passaporte para a disputada segunda fase, está João Vitor Aleixo Dias, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ele é o único representante do município de Campinas, cursando o 1º ano do Ensino Médio, que atingiu a pontuação para a segunda fase da Olimpíada.

João Vitor comenta que seus pais sempre o incentivaram a participar e competir em olimpíadas, como algo importante para sua formação, já que pretende seguir na área de exatas. Feliz com o desempenho, o estudante reforça: “no IFSP tive mais liberdade e espaço para evoluir”.

Formação diferenciada

Em maio, o professor Clewton Luís Ferreira da Fonseca convidou os alunos interessados em participar de olimpíadas para um desafio. Durante três meses, eles tiveram aulas extras de física para aprofundar os conhecimentos exigidos na competição. Eles passaram por uma maratona de exercícios envolvendo Mecânica Clássica, Termofísica e Óptica Geométrica.

Na avaliação do professor, Clewton, responsável pela preparação e aplicação da prova no Câmpus, a participação e desempenho incentivam os estudantes a se dedicarem ainda mais para a uma formação diferenciada.

A OBFEP é realizada em todo o Brasil, sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9ºano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 20 de outubro de 2018, nos Centros de Aplicação (SEDES) indicados pela Coordenação Estadual e terão a duração de quatro horas.