Ciclo de debates tem início com palestra sobre Inclusão Escolar e Deficiência Intelectual
Nessa quinta-feira (30/8), a fonoaudióloga Fernanda Caroline Pinto da Silva proferiu a palestra de abertura do 2º Ciclo de Palestras em Educação Inclusiva, no âmbito do curso de Pós-Graduação – Especialização em Educação para Inserção Social do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Campinas.
A coordenadora do evento, professora Jacqueline De Blasi, destaca a pluralidade dos temas que serão abordados na segunda edição do ciclo de debates, propiciando aos participantes a interação com profissionais altamente capacitados e o contato com diferentes pontos de vista sobre a educação inclusiva.
Para a abertura do evento, houve uma fala de boas-vindas do diretor adjunto Educacional, professor Marcelo Bonfim e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para Inserção Social, professora Wania Tedeschi.
Primeiro tema
Especialista em Saúde Mental com Ênfase em Transtorno do Espectro Autista e em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil, Fernanda Silva compartilhou sua experiência no tema “Inclusão Escolar e Deficiência Intelectual”. A palestrante é mestranda do programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e professora convidada do curso de especialização em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil (FCU/Unicamp).
Em sua fala, Fernanda destacou a importância do acesso à informação e a capacitação para que a inclusão de pessoas com diferentes deficiência seja feita de forma efetiva. Ela destaca que embora desafiador, essas crianças estão chegando, enfim, cada vez mais ao ambiente escolar.
Ciclo de Debates
O evento visa ampliar o debate sobre a temática no contexto do Câmpus Campinas, suscitando a troca de informações sobre a inclusão escolar na perspectiva da deficiência intelectual, do Autismo, da Neuroeducação e da educação indígena. Ao todo serão sete palestras e um minicurso. As palestras e minicursos ocorrerão em encontros semanais, no período de 30 de agosto a 25 de outubro, sendo destinado a educadores e estudantes. A participação não exige inscrição prévia e é aberta ao público.
Redes Sociais