Página inicial > Notícias > IFSP Campinas é destaque em Mostra de Tecnologias da Expo Ensino 2018

IFSP Campinas é destaque em Mostra de Tecnologias da Expo Ensino 2018

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 20h05 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 22h45

No domingo (26/8), mais uma vez, o Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) recebeu destaque com projetos finalistas da Mostra de Tecnologias que encerrou a programação da Expo Ensino 2018, que aconteceu no Shopping Iguatemi Campinas, com o tema “O fantástico mundo das decisões”, de 15 a 26 de agosto. Convidado para integrar a Feira, o Câmpus teve a oportunidade de ampliar a divulgação dos cursos ofertados a um público diversificado, além de os estudantes do Ensino Médio apresentarem pesquisas em desenvolvimento e protótipos para novas tecnologias.

Entre os projetos apresentados, o kit de alfabetização Interactive Braille – tecnologia assistiva de baixo custo e fácil acesso para escolas públicas e privadas, recebeu a primeira colocação (estudantes: Pablo Cavalcante dos Santos, Wagner Roberto de Souza Júnior e Alex Vieira Pereira). O projeto Bate Coração, equipamento "caseiro" para monitoramento do batimento cardíaco de fetos durante a gestão, recebeu a terceira colocação (estudantes: Giovanna Cássio Bernardino Cardoso, Celso Matias dos Santos Filho e Pedro Henrique Fortunato Pereira).

Os projetos foram avaliados por uma banca julgadora composta por 10 profissionais, entre publicitários, jornalistas, gestores de projetos, engenheiros, analistas de negócios, pesquisadores e empresários. Impacto, nível empreendedor e grau de inovação foram os critérios utilizados para anunciar os trabalhos vencedores. Os projetos do IFSP Campinas concorreram com trabalhos de instituições de ensino de Campinas e região.

Os estudantes do IFSP Campinas são orientados pelos professores Edson Anicio Duarte e João Alexandre Bortoloti, no âmbito do Projeto WASH! (Workshop para Aficionados em Software e Hardware), desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer. Os estudantes são bolsistas de Iniciação Científica – Bolsa institucional IFSP e CNPq.

Além dos projetos vencedores, também foram apresentados os seguintes protótipos: Luminária Ecológica – uma nova forma de utilização de cápsulas de café expresso e borra de café; Totalizador de Pessoas para Recinto Fechado – economia de energia elétrica; Irrigador Automatizado para Agricultura Familiar; Totem Portátil para Carregar Celulares e Coleira de Animais para Mapear Rota via GPS.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS