IFSP Campinas no debate sobre segurança alimentar e nutricional
A professora Erika Batista, do Câmpus Campinas do Instituto federal de São Paulo (IFSP), participou, de 22 a 24 de maio, do Seminário Internacional da Rede Latino-americana de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), realizado em Brasília-DF. O evento reuniu representantes dos 89 projetos apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e que estão sendo executados em parceria com pesquisadores da América Latina, com o objetivo de promover fortalecer as pesquisas em rede.
A professora coordena o Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (NESAN) que está vinculado ao Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade, aprovado na Chamada CNPq/MCTIC Nº 016/2016, com o projeto “Agroecologia, tecnologias de produção orgânica em assentamentos rurais e educação popular: a contribuição do IFSP na promoção da segurança alimentar e nutricional para a região metropolitana de Campinas”.
Estavam presentes pesquisadores da Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile e Equador. Os pesquisadores trabalharam organizados em grupos de trabalho temáticos (GT) e por região. A professora Erika Batista participou do grupo de debate – Governança da política pública de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Um dado interessante é que dos 89 projetos somente seis eram ligados a Institutos federais (Ifs) e, dentre estes, o Câmpus Campinas é a única unidade sem área de ciências agrárias ou de licenciatura que conta com NESAN.
Sobre o NEAES
O NEAES tem o objetivo de contribuir ao debate sobre agroecologia e resgatar as lutas sociais travadas por agrupamentos comprometidos com a reforma agrária e agricultura familiar no Brasil. A partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas, produz conteúdo para a criação de uma Plataforma Socioeducativa de acesso livre para divulgação dos princípios da produção orgânica e agroecológica bem como da segurança alimentar e nutricional. Destacando-se a importância política e econômica de programas para o desenvolvimento social das comunidades rurais assentadas da reforma agrária, pretende-se produzir um banco de dados relativos à produção agroecológica da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e beneficiar estudantes e servidores da rede de educação profissional e tecnológica, comunidade escolar, sociedade civil, produtores da agricultura familiar e consumidores com as estratégias socioeducativas propostas.
Especificamente neste projeto, o IFSP Campinas tem como parceiros a Universidade Estadual Paulista/Unesp - Campus Marília, Universidade Estadual de Campinas/Feagri-Unicamp, Instituto de Estudios sobre la Ciencia y la tecnologia/IESCT-UNQ- Argentina, Instituto de Políticas Públicas e Relações internacionais - Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial e Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuaria (INTA) - Argentina.
As informações e materiais referentes ao evento estão nestes links:
https://redelassan.wordpress.com/blog/
https://redelassan.files.wordpress.com/2018/06/folder-20x20cm.pdf
Redes Sociais