Exposição de mangás celebra Dia Nacional da Biblioteca no IFSP Campinas
Nesta segunda-feira, 9 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Biblioteca. Para marcar a data, o Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realiza, durante toda a semana, a exposição “Desenhos e curiosidades do mundo em quadrinhos”, no espaço da Biblioteca. O tema escolhido é o Mangá, que está nos desenhos feitos por alunos e professores em oficinas especiais, no breve histórico desta arte e na apresentação da nova coleção de mangás à disposição da comunidade acadêmica.
Na sexta-feira (6/4), houve uma oficina ministrada por Simonia Nakagawa, especialista em História da Arte do Século XX e Comunicação Audiovisual. Ela é pesquisadora e também produtora na área de histórias em quadrinhos (mangá), cultura pop e arte japonesa.
A oficina de Mangás foi proposta pelos professores Diego Aparecido Alves e Solange dos Santos Lima. Ao lado dos estudantes, os professores também participaram da ação e mostraram habilidades com os desenhos.
Para o professor Diego, que tem a área de quadrinhos como foco de estudo desde a iniciação científica, a oficina foi muito produtiva. Foi uma oportunidade para compartilhar informações teóricas e dicas práticas para a composição dos mangás. “Interessante ampliar essa técnica e cultura para os estudantes do Instituto”, considerou.
Simonia Nakagawa compartilhou sua experiência como estudiosa e artista, ensinando a técnica e estrutura dos mangás, perpassando pela história, características e proporções. “Eu achei super bacana a ideia de trazer os mangás como tema do Dia da Biblioteca. Os participantes envolveram muito com o tema e demonstraram muito interesse”, ressaltou, lembrando que a arte ainda enfrenta certo preconceito.
Mangás no Câmpus
Recentemente, a Biblioteca do Câmpus Campinas recebeu os exemplares de livros pedagógicos em formato de mangá (história em quadrinhos japonesa). O material, destinado principalmente aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, deve atrair os estudantes para o reforço de diversas disciplinas. Ao todo, a Coordenadoria de Bibliotecas do IFSP distribuiu 696 exemplares em 32 câmpus da Instituição. Os livros abrangem Cálculo Diferencial Integral, Biologia Molecular, Bioquímica, Estatística, Eletricidade, Matemática, Redes e Banco de Dados, entre outros assuntos. Os mangás, recheados de desenhos e com uma linguagem mais fácil e informal, devem atrair a atenção dos estudantes. Espera-se também que os mangás fomentem o interesse dos jovens pela leitura de outras obras.
A programação está registrada na Coordenadoria de Extensão, com a coordenação da equipe da Biblioteca do Câmpus.
A exposição “Histórias em Quadrinhos, Mangás na Biblioteca” segue durante toda a semana, na Biblioteca do IFSP Campinas, aberta ao público.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS, CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR EM TAMANHO EXPANDIDO.
Redes Sociais