IFSP Campinas disponibiliza modelo de Química Orgânica para impressão em 3D
Montagem de moléculas é acessível a todos e de baixo custo
Escolas e professores têm agora uma novidade que poderá contribuir para o ensino de Química Orgânica, de maneira acessível a todos os estudantes, potencializando o aprendizado de alunos cegos, de baixa visão e daltônicos. Trata-se de um Modelo 3D de Química Orgânica para Montagem de Moléculas, desenvolvido pelo estudante Geovany Candido, do curso Técnico em Eletroeletrônica – concomitante ao Ensino Médio – do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Campinas.
Sob a orientação do professor Daltamir Justino Maia e a coorientação do professor Edson Anício Duarte, depois de representar o Câmpus Campinas na 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), a equipe do projeto decidiu disponibilizar o Kit Chem4All, com todas as orientações para a sua impressão e montagem.
“Pensando em abranger um maior número de alunos, nós projetamos os modelos atômicos com tamanhos diferentes (raios proporcionais), símbolo do elemento químico em relevo e em Braille. Depois, nós imprimimos os modelos em uma impressora 3D. Foram mais de 50 versões exploradas para finalmente alcançarmos um modelo inclusivo, acessível, normalizado, replicável e de baixo custo”, destaca o estudante.
Ao compartilhar os modelos digitais, incluindo os parâmetros de impressão 3D recomendados para a replicação do Kit Chem4All, o grupo possibilita que qualquer interessado tenha seu próprio modelo para utilizar em sala de aula. Além dos modelos digitais, os arquivos disponibilizados incluem o detalhamento de todo o processo, desde a impressão 3D até a montagem final.
CONFIRA OS DOCUMENTOS ABAIXO E TENHA O SEU PRÓPRIO KIT
Redes Sociais