Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dia Nacional da Biblioteca terá programação especial com o tema “Mangás”
Início do conteúdo da página

Dia Nacional da Biblioteca terá programação especial com o tema “Mangás”

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 18h27 | Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 18h32

No dia 9 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Biblioteca. Para marcar a data, o Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) organiza uma programação especial. Na próxima sexta-feira (6/4), haverá uma oficina sobre tipos de acervos disponíveis em Bibliotecas, especificamente o Mangá, apresentando a coleção que a biblioteca do IFSP recebeu recentemente.

A oficina será ministrada por Simonia Nakagawa, especialista em História da Arte do Século XX e Comunicação Audiovisual. Ela é pesquisadora na área de histórias em quadrinhos (mangá), cultura pop e arte japonesa; além de produzir artes visuais (gravura), ilustração, fotografia e histórias em quadrinhos (mangá).

Com o tema “Histórias em Quadrinhos, Mangás na Biblioteca”, a programação é aberta ao público. Além das oficinas, no dia 9/4 (segunda-feira), haverá a exposição: “Desenhos e curiosidades do mundo em quadrinhos”, no espaço da Biblioteca.

As vagas para a participação nas oficinas são limitadas. Interessados devem encaminhar e-mail com o nome completo para o endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mangás no Câmpus

Recentemente, a Biblioteca do Câmpus Campinas recebeu os exemplares de livros pedagógicos em formato de mangá (história em quadrinhos japonesa). O material, destinado principalmente aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, deve atrair os estudantes para o reforço de diversas disciplinas. Ao todo, a Coordenadoria de Bibliotecas do IFSP distribuiu 696 exemplares em 32 câmpus da Instituição. Os livros abrangem Cálculo Diferencial Integral, Biologia Molecular, Bioquímica, Estatística, Eletricidade, Matemática, Redes e Banco de Dados, entre outros assuntos. Os livros de mangá, recheados de desenhos e com uma linguagem mais fácil e informal do que os demais livros didáticos, devem ser bastante procurados pelos estudantes. Espera-se que os mangás fomentem o interesse dos jovens pela leitura de outras obras.

A programação está registrada na Coordenadoria de Extensão, com a coordenação da equipe da Biblioteca do Câmpus. 


registrado em:
Fim do conteúdo da página