Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno do TADS tem trabalho aprovado no 16th Workshop on Robotics in Education (WRE 2025)
Início do conteúdo da página

Aluno do TADS tem trabalho aprovado no 16th Workshop on Robotics in Education (WRE 2025)

Publicado: Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 15h15 | Última atualização em Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 15h15

O aluno Lucas da Silva Carvalho, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do campus Campinas, teve o seu trabalho intitulado "Robotic trajectory planning Using computer vision based on signaling marker identification and graph theory applications" aprovado no 16th Workshop on Robotics in Education e publicado na IEEE Xplore Digital Library.

Sob a orientação do professor Dr. Glauber da Rocha Balthazar, o trabalho apresentou o deslocamento autônomo de um robô móvel 4WD, denominado Sunrise Robot, orientado por placas sinalizadoras de trânsito, utilizando para isso modelagem matemática com o uso da Teoria dos Grafos. O robô foi construído utilizando Single Board Computer (SBC) da Asus Tinker Board, sistema operacional Linux, linguagem de programação Python e com o uso das bibliotecas OpenCV, YoloV8 e Networkx. A modelagem matemática foi realizada com a implementação do algoritmo Dijkstra que permitiu implementar diferentes trajetórias entre vértices em grafos direcionados; isso possibilitou associar a visão computacional ao modelo matemático e tornar a movimentação do robô autônoma, permitindo que o robô pudesse se deslocar de um ponto de origem a um ponto de destino pelo melhor caminho.

O artigo foi apresentado na sessão "Session 5: Computer vision, Artificial Intelligence and Experimenta Enviroments" (https://www.natalnet.br/wre2025/index.php?page=schedule) sendo posteriormente publicado na IEEE Xplore (https://doi.org/10.1109/SBR/WRE66973.2025.11249507) e disponível sua apresentação no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=kI7_4jEHjgg).


image.pngimage.png

registrado em:
Fim do conteúdo da página