Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 🌱 Aula Aberta discute Sustentabilidade e Agricultura Familiar no IFSP Campinas
Início do conteúdo da página

🌱 Aula Aberta discute Sustentabilidade e Agricultura Familiar no IFSP Campinas

Publicado: Domingo, 02 de Novembro de 2025, 17h02 | Última atualização em Domingo, 02 de Novembro de 2025, 17h13

 O Instituto Federal de São Paulo – Campus Campinas promoveu, no dia (25/10), sábado letivo, uma aula aberta do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES). O encontro reuniu estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, EJA Integrado à Telecomunicações, Integrado em Eletrônica e Informática, além de membros da comunidade externa.

A atividade contou com a participação dos agricultores familiares Fátima e Daniel Santos, da Associação Cio da Terra, localizada na região do Campo Grande, em Campinas. O casal integra o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e compartilhou sua experiência na preservação da nascente existente no território da Horta do Itajaí, destacando os desafios ambientais e sociais relacionados à produção agroecológica local.

Fátima, que também é bolsista do Programa Quintais Produtivos — política pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) —, atua junto ao NEAES na execução do projeto na região de Campinas.

Durante o evento, os professores Erika Batista e João Vitor Gobis Verges apresentaram uma abordagem teórica sobre conceitos e indicadores ambientais, dados cartográficos do Brasil e aspectos da crise climática global, articulando-os com as vivências dos agricultores convidados. A atividade também contou com a participação do professor José Antonio de Oliveira, membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas (COMDEMA), que discutiu os desafios da sustentabilidade no contexto urbano.

A proposta da aula aberta foi integrar teoria e prática, aproximando o debate acadêmico das experiências territoriais e ampliando o diálogo entre estudantes, docentes e comunidade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página