Projeto Alvorada: representantes da SAP visitam Câmpus Campinas
Em desenvolvimento no Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desde agosto de 2017, o Projeto Alvorada – Inclusão Produtiva de Pessoas Egressas do Sistema Prisional – teve seu modelo de educação e qualificação profissional aprovado por gestores e alunos, consolidando-se como uma política eficaz de reinserção social. Para avaliar o desempenho da primeira fase (piloto) e amparar a preparação da segunda etapa do projeto, gestores do câmpus e coordenadores do Projeto reúnem a percepção de professores, alunos e representantes de instituições apoiadoras.
Na quinta-feira (29/3), o coordenador de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Mauro Rogério Bitencourt, acompanhado do diretor do Programa de Atenção ao Egresso e Família, Jonas Cândido, fizeram uma visita ao IFSP Campinas, destacaram o desempenho do Projeto Alvorada e sinalizaram apoio à sua continuidade.
A SAP compõe a rede de instituições que apoiam o Projeto, além do Departamento Penitenciário Nacional – Depen, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). Durante a visita, Mauro Bitencourt e Jonas Cândido apontaram diferenciais do Projeto Alvorada, entre eles, a composição de um curso multidisciplinar que alia formação técnica e aparato psicossocial.
“Desde sua concepção, sabíamos que o Projeto Alvorada era um excelente projeto, mas fomos surpreendidos pelos resultados alcançados. Trata-se de um projeto muito bem estruturado, que não busca apenas a qualificação profissional dos egressos, mas também a inserção na comunidade através do trabalho. Um projeto de grande êxito”, enfatizou o secretário.
Os representantes da SAP foram recebidos pelo diretor-geral do Câmpus, Eberval Oliveira Castro; pelos coordenadores do Projeto Alvorada, professores Francisco Ubaldo Viera Júnior e Wania Tedeschi e pelo coordenador do programa de tutoria, professor Gláuber da Rocha Balthazar. A visita incluiu reunião no CTI Renato Archer, com a presença do diretor Victor Mammana.
Redes Sociais