Câmpus Campinas realiza reunião geral para colocar em debate a reestruturação do IFSP
Entre as pautas abordadas no Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de São Paulo (Coldir/IFSP), órgão de caráter consultivo da Reitoria, na última terça-feira (20/3), foi apresentada a possibilidade de restruturação, com a criação de mais dois institutos federais no Estado. O tema foi apresentado pelo reitor do IFSP, Eduardo Antônio Modena, reforçando que as discussões acerca desta mudança ainda ocorrem de forma extraoficial, sem a notificação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).
Diante da importância do tema, o Câmpus Campinas realizou nesta quarta-feira (21/3) reunião geral com a presença dos três segmentos da comunidade acadêmica para o compartilhamento das informações e debate.
Durante a reunião, o diretor-geral, Eberval Oliveira Castro, apontou que Campinas está entre as cidades com potencial para sediar uma das novas reitorias. Ele destacou a localização estratégica e dados demográficos da cidade, o apoio do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e da comunidade científica, representada pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas.
Presente na reunião, o diretor do CTI, Victor Mammana, reforçou que a Reitoria sediada na cidade consolidaria as forças capazes de alavancar a ciência, tecnologia e inovação. Como exemplo, citou o modelo singular de articulação no âmbito do Complexo Tecnológico e Educacional (CTE).
O tema foi aberto para discussão, com a participação de diversas representações, que apontaram pontos positivos e preocupações inerentes à complexidade do processo.
Ao final da reunião, houve a proposição de uma carta de apoio à instalação de uma Reitoria na cidade de Campinas, assinada por servidores docentes, técnicos administrativos, estudantes e apoiadores.
Redes Sociais