Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Informática na terceira idade – curso do IFSP Campinas capacita para a modernidade
Início do conteúdo da página

Informática na terceira idade – curso do IFSP Campinas capacita para a modernidade

Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 16h56 | Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 18h58

Participante do curso Informática para 3ª idadeTodas as quartas-feiras, o Câmpus Campinas do Instituto Federal de São paulo (IFSP) recebe uma turma especial de estudantes. Eles já passaram dos 60 anos, em alguns casos os cabelos brancos denunciam a longa experiência de vida. Mas o que torna essa turma especial é que eles estão ávidos pelo conhecimento, querem aprender os códigos da tecnologia que os distinguem dos nativos digitais. A partir do curso, eles não precisarão mais pedir aos filhos e netos para lhes ensinarem a ligar o computador, manusear o teclado, fazer buscas na Internet e entrar na onda das redes sociais.

Esse conhecimento tecnológico básico faz parte do conteúdo proposto no curso Informática para Terceira Idade, curso de extensão gratuito (Formação Inicial e Continuada – FIC), ministrado pelo professor Draylson Micael de Souza. As aulas são realizadas no laboratório de informática do Câmpus, com a monitoria do estudante Ryan Ferreira.

Para o professor Draylson, está sendo gratificante o compartilhamento de informações com este novo perfil de alunos. Ele comenta que o conteúdo é repassado com mais detalhes, no ritmo dos alunos e também com o atendimento às demandas trazidas por eles. “Cada avanço é celebrado por eles”, comenta.

Conteúdo atrativo

José Aparecido Oliveira tem 79 anos e está animado com as aulas. Ele conta que tem muitas dificuldades para lidar com recursos tecnológicos no dia a dia, incluindo o uso de caixas eletrônicos, por exemplo. “Quero aprender como estas máquinas funcionam, a entrar na Internet, quero não depender mais da ajuda de outras pessoas”, comentou.

Essa também é a motivação de Margarida de Souza Serrão, que está feliz com a oportunidade de desvendar os mistérios que envolvem a tecnologia. “Comprei um computador mas não sei mexer. Os filhos não têm tempo para ficar ensinando a cada dúvida que temos. O curso é muito interessante, se tivessem outros níveis já me matricularia, quero evoluir ainda mais”.

Rita de Cassia Jacinto ficou sabendo do curso e foi incentivada pela filha, que também é estudante de graduação no Instituto. “Só tenho a agradecer. Minha filha foi bolsista em um projeto do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e depois conquistou uma vaga no IFSP, no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). O conhecimento que ela conseguiu aqui mudou a vida dela, já está estagiando em uma grande empresa, e eu estou aqui para mudar a minha vida também”, destacou.

As amigas enfrentam juntas novos desafios Pensando também na transformação que o conhecimento possibilita, Regina Celis Sasso comentou que gostaria que mais pessoas tivessem acesso aos cursos ofertados pelo Instituto. “Precisamos conhecer todas as possibilidades de qualificação. Depois de cursar informática, quero desenvolver novas habilidades em línguas”, comemora.

Para a coordenadora de Extensão, professora Daniela Oliveira Matos, o curso cumpre o papel social do Instituto, aproximando-se da sociedade e oferecendo oportunidades de qualificação que atendam às demandas atuais.

No caso específico deste curso, houve uma parceria com a Prefeitura de Nova Odessa, que apresentou a demanda e viabiliza o transporte dos participantes.

Bem-vindos ao IFSP Campinas

No dia 14/3, a coordenadora Sociopedagógica, Andréa Zoca, deu boas-vindas aos estudantes, com a apresentação dos setores e de outros cursos regulares e de qualificação ofertados pelo Instituto. “Queremos que o conhecimento seja para a vida, com oportunidades para todas as idades. Queremos que vocês tenham orgulho de pertencer a comunidade IFSP Campinas”, reforçou.

  

  

  

Confira outras fotos na página do IFSP Campinas no Facebook  https://www.facebook.com/IfspCampinas/ 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página