Página inicial > Notícias > Seleção de bolsistas para o projeto Afrocientista

Seleção de bolsistas para o projeto Afrocientista

Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 16h18 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 19h52

O Projeto Afrocientista é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), em colaboração com o Instituto Unibanco e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).

O intuito do projeto é estimular a vocação científica e promover o talento de estudantes negros/as matriculados/as no ensino médio, através da participação em atividades de estudo e pesquisa científica e/ou tecnológica promovidas pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) e grupos correlatos.

O projeto está em sua 5ª edição, e neste ano o NEABI-IFSP participa da ação, desenvolvendo as atividades do projeto nos campi Guarulhos, Campinas e Hortolândia, por meio do projeto: “Feito por mãos negras: trabalho, ciência e arte”, o qual visa a pesquisa, difusão e fortalecimento da produção intelectual de africanos e afrodescendentes.

Para o campus Campinas serão destinadas 04 bolsas de pesquisa de ensino médio, durante o período de julho a dezembro de 2024. No valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais.

Para atuar no projeto, os (as) estudantes, além de estarem matriculados (as) no Ensino Médio, deverão ser pessoas negras (pretos (as) ou pardos (as))

Os interessados em participar da seleção de bolsistas deverão inscrever-se, até 26/06/2024, por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/CxEYhwTQ76fqL6z17

A seleção levará em consideração a análise de texto dissertativo escrito pelo (a) candidato (a), cujo tema deve ser: “A importância do conhecimento sobre a história e cultura africana e afro-brasileira na formação da minha identidade enquanto jovem negro(a)” (envio pelo formulário de inscrição).]

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a professora Tatiane Salles, por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.