Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica marca presença em evento internacional sobre os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação organizada no Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Início do conteúdo da página

Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica marca presença em evento internacional sobre os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação organizada no Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 13h00 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 13h02

Docentes e pesquisadores brasileiros do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Faculdades de Campinas (Facamp) participaram, nos dias 9 e 10 de novembro, da International Conference on Public Participation and Information Technologies (ICPPIT23), realizado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Massachusetts (EUA), com o apoio do Centro de Investigação de Tecnologias da Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP).
O ano de 2023 marca duas décadas de investigação científica realizada por pesquisadores do MIT e outras universidades do mundo através do CITIDEP. Para marcar esse momento, entre os meses de setembro e dezembro, a Unicamp e o MIT realizam uma série de palestras intitulada “Urban Science and Digital Transition: e-Planning, twenty years later” como parte do curso "e-Planning, Urban Science & Digital Transition". A iniciativa tem a liderança do, professor e pesquisador do Department of Urban Studies & Planning (DUSP/MIT), Joseph Ferreira.
O e-Planning é uma área transdisciplinar do conhecimento que estuda o impacto das tecnologias de informação e comunicação nos desafios sociais. Tanto o IFSP quanto a Unicamp são membros formais do Consórcio e-Planning.

Sobre o evento
A conferência internacional teve como objetivo identificar contribuições estratégicas do e-Planning para os próximos 20 anos, com a definição de prioridades da agenda de pesquisa e de políticas públicas, visando auxiliar a inversão da tendência mundial insustentável à desigualdade e suas sequelas como a pobreza, desigualdades, violência e guerras).
A mesa de abertura teve a participação de Omar Razzaz, ex-primeiro ministro da Jordânia, que apresentou a palestra “Governing Global Public Goods and Bads”. No encerramento, o major-general Carlos Branco, investigador sênior do Instituto de Defesa Nacional de Portugal, comentarista da CNN, apresentou as questões das guerras insurgentes e discorreu sobre a teoria de resolução de conflitos.
O evento recebeu a saudação do secretário nacional de Participação Social do Ministério da Presidência do Brasil, Renato Simões, com menção à plataforma digital Brasil Participativo, dialogando com a agenda da ICPPIT23, e também do presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais de Portugal (ANAM), Albino Almeida, que assinalou a importância da abordagem e-Planning para transição digital local. Os vídeos contendo as manifestações das autoridades encontram-se no site oficial do evento.
O representante do IFSP no ICPPIT23, professor Eberval Castro, apresentou os desafios da transição digital sob a perspectiva do Instituto Federal de São Paulo, destacando os desafios impostos pela desigualdade de acesso a recursos materiais e culturais, especialmente no acesso às tecnologias da informação e comunicação. Segundo Eberval, “observando as desigualdades sociais no Brasil, onde o acesso às TICs está muito distante de ser universal, sugere-se a priorização de políticas públicas que permitam o pleno exercício da cidadania digital através da promoção de ações educacionais com formação para a cultura digital e o domínio pleno das novas tecnologias”.
O evento contou ainda com a participação do professor Claudio Romanelli (IFSP Campus Campinas), que apresentou o trabalho “Geopolitics of Development in the Information Society” dentro do painel “Digital Transition, Geopolitics and Citizen Empowerment”, discutindo os impactos recentes das TICs às democracias em todo o mundo.
Para o organizador do evento, professor Ferraz de Abreu (Universidade de Lisboa), “não é possível nenhuma transição digital e energética sem o letramento dos cidadãos, o seu acesso aos benefícios destas transições e a capacitação das instituições que defendam e representem os interesses de todos os cidadãos - e não apenas dos mais ricos e poderosos.”
“Não há progresso sem investimento na ciência. Desafios transversais, exigem também ciências transdisciplinares, como o e-Planning, que junta o estudo em profundidade da engenharia da tecnologia da Ciência Social e Política e do Planejamento”, conclui Ferraz de Abreu.
Com o material produzido no evento está sendo organizado um livro que reúne uma discussão transdisciplinar com especialistas do MIT, participantes da conferência e convidados internacionais sob o título: "e-Planning for Digital Transition - With No One Left Behind".

Mais informações: http://web.mit.edu/uis/e-planning2023/ 
Sobre o e-Planning Consortium: http://www.e-planning.org/ 

registrado em:
Fim do conteúdo da página