Página inicial > Notícias > NEAES convida para a 5ª oficina de implantação da horta experimental agroecológica do campus Campinas

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 08h10 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 08h14

O Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES) convida alunos e servidores do campus Campinas, estudantes e comunidade externa em geral para a oficina "Implantação de viveiro de mudas e manejo de SAF agroecológico" que ocorrerá na próxima 5ª-feira, dia 06 de julho, das 9h às 17h, no campus Campinas do IFSP, localizado na Rua Heitor Lacerda Guedes, nº 1000, Satélite Irís.

A atividade será conduzida pelo profº Daltamir Maia e pela profª Mariana Saragiotto Alves, coordenadores dos projetos "Obtenção de uma estufa para produção de mudas para a horta didática agroecológica do campus" (ensino) e "Estudo do meio para implantação de horta didática agroecológica" (PIBIC-EM), respectivamente, e pelas bolsistas Letícia Novaes Antunes - aluna do curso Técnico Integrado em Informática - e Thays Rodrigues de Souza - estudante do curso Técnico Integrado em Eletrônica.

O objetivo da oficina é viabilizar a troca de conhecimentos teóricos e práticos sobre o processo para implantação de um viveiro de mudas - desde a semeadura até a construção de uma estrutura de baixo custo para acompanhamento da germinação, e manejo agroflorestal de canteiros agroecológicos com preparação de solo e adubação verde.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até a data de 05/07/23, diretamente pelo link https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/5224/, ou no dia da atividade com a coordenadora do evento, profª Erika Batista. A oficina está dividida em dois períodos de práticas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e os inscritos poderão acompanhar os períodos de forma independente. Haverá emissão de certificados pela Coordenadoria de Extensão do campus para os inscritos.

Para os participantes nos dois períodos é necessário trazer a própria alimentação para o almoço (12 às 14h) e as geladeiras e microondas do refeitório do campus estarão à disposição. Também há uma pequena cantina no local.

Haverá um lanche comunitário ao final da tarde e todos podem trazer suas contribuições para a partilha (como pães, bolos, salgados, doces, bolachas, sucos, café, chá, etc).

MUITO IMPORTANTE: os participantes devem comparecer com roupas de proteção solar (bonés, chapéus, calças e camisetas de manga longa), calçados fechados que protejam de acidentes com ferramentas e animais (tênis, botas), protetor solar e garrafa d´água.

Os projetos são parte de uma atuação inter e multidisciplinar do NEAES para a implantação de uma Estação Agroecológica de referência para atividades de pesquisa, ensino e extensão que promovam o intercâmbio de saberes entre estudantes, professores, pesquisadores, instituições parceiras e comunidade externa para a construção do conhecimento agroecológico regional.

Esperamos vocês!