Página inicial > Notícias > Câmpus Campinas inicia ano letivo com ampliação de salas e novos cursos

Câmpus Campinas inicia ano letivo com ampliação de salas e novos cursos

Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 18h57 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 18h58

Ao longo de toda a semana, estudantes ingressantes no Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) são recebidos com programação especial e apresentados à estrutura e rotina da Instituição. Desde 2013, quando teve início a oferta de 40 vagas para o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a unidade registra uma evolução surpreendente.

Somente neste ano serão ofertadas 390 vagas em sete cursos, sendo quatro cursos técnicos de nível médio, dois cursos de graduação e um curso de pós-graduação. Isso sem falar nos estudantes dos cursos de extensão – Formação Inicial e Continuada (FIC), que em 2017 registrou 430 matriculados. Somando os estudantes ingressantes e veteranos, dos cursos regulares e de extensão, a previsão é que comunidade discente ultrapasse 1000 alunos até o final do ano.

Para acompanhar essa expansão, o IFSP Campinas conta com o apoio do Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer, que compartilha a sua infraestrutura às margens da Rodovia Dom Pedro I e, juntamente com outras instituições, compõem o Centro Tecnológico Educacional (CTE). Diferente das demais unidades do IFSP, o Câmpus Campinas faz parte desse promissor arranjo, o que possibilita integração com setores acadêmicos, de pesquisa e desenvolvimento e de produção industrial, visando processos de inovação e soluções tecnológicas para a sociedade.

Em 2018, além da estrutura já ocupada pelo Câmpus, foram disponibilizadas mais quatro salas, distribuídas em sala de aula, laboratórios e espaços administrativos. Na avaliação do diretor-geral da unidade, Eberval Oliveira Castro, a expansão física permite o aumento na oferta de cursos e vagas, acompanhando as demandas atualizadas e previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Ao receber os novos alunos nesta semana, em suas palavras de boas-vindas, o diretor do CTI, Victor Mammana, ressaltou que mais importante do que as estruturas e laboratórios com tecnologia avançada, o grande diferencial está nas pessoas e nas interações que este modelo proporciona, incluindo a presença dos jovens estudantes, apontados por ele como futuro da nação. “Defendam o ensino público, gratuito e de qualidade”, enfatizou.

Os estudantes do Câmpus Campinas, mesmo os que acabam de chegar, já identificam benefícios deste modelo de integração entre espaços de ensino, pesquisa e inovação. Desde o ensino médio, os projetos pedagógicos incluem noções de ciência e tecnologia de ponta, ampliando os sonhos e as possibilidades profissionais.