Página inicial > Notícias > Equipe do professor Tiago Carvalho aprova projeto para análise de imagens do Sirius

Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 13h29 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 14h33

O professor Tiago Carvalho, do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), juntamente com dois pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), aprovaram projeto na chamada do Instituto Serrapilheira. O projeto vai utilizar as imagens geradas pelo acelerador de partículas SIRIUS, a maior e mais complexa infraestrutura científica construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo.

O projeto intitulado "Real-time Analysis of Terabyte-Sized 4D Micro/nanotomography Images for Oil and Soil Research at Sirius, the new Brazilian Synchrotron Light Source", terá aporte de 100 mil reais para o desenvolvimento de algoritmos para o processamento em tempo real de imagens de altíssima resolução (na casa de mais de 30 GB cada imagem). O professor Tiago Carvalho será responsável pelo desenvolvimento de reconhecimento de padrões utilizando técnicas de Deep Learning.

O projeto faz parte do seleto grupo de 65 propostas aprovadas, de um total de 1.955 recebidas na chamada pública, que teve a participação de pesquisadores de 331 instituições diferentes, espalhadas por 26 unidades federativas do País.

Na avaliação do professor Tiago, trata-se de uma pesquisa importante, confirmado, principalmente, pelo fato de que apenas 3.6% dos projetos submetidos foram aprovados, depois de uma criteriosa avaliação. Na divulgação do resultado, o Instituto Serrapilheira destacou os projetos de “jovens pesquisadores que não temem se arriscar em busca de descobertas capazes de ampliar as fronteiras de seus respectivos campos”.

Ele explica que o processamento e análise deste tipo de imagens são extremamente importantes para aplicações como a exploração de petróleo no pré-sal e a recuperação de áreas com solo devastado como aconteceu no incidente em Mariana, Minas Gerais.