Professores do IFSP/Campinas articulam parcerias em Cátedra da Unesco
O Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (Neaes), grupo de pesquisa registrado no CNPq, com a coordenação de professores do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), amplia sua área de atuação e celebra novos acordos de cooperação.
No dia 14 de dezembro, os professores Erika Batista e Herivelto Fernandes participaram de reunião na Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, sediada no Instituto de Políticas Públicas e Relações internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), para articular ações em projetos colaborativos.
Além de abrigar o Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional (Nesan), o Neaes acaba de aprovar a criação do Núcleo de Estudos em Agroecologia (Nea), ambos com apoio financeiro do CNPq e com a colaboração da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, que tem a coordenação do professor Bernardo Mançano Fernandes, referência nesta temática.
Durante a reunião, foi proposta a realização de um evento que deverá reunir os coordenadores dos diferentes grupos de estudo e pesquisa na área de agroecologia, segurança alimentar e nutrição, com atividade na América Latina. O objetivo será a construção de uma agenda internacional comum, com a proposição de estudos e ações estratégicas.
Para a professora Erika Batista, as ações conjuntas deverão favorecer o desenvolvimento de pesquisas e novas articulações.
O professor Bernardo Fernandes também propôs a formalização de um convênio entre o IFSP/Campinas e o IPPRI, que vai possibilitar novos projetos e a realização de intercâmbio discente e docente com instituições de referência em diferentes países.
Redes Sociais