Página inicial > Notícias > Alunos do Câmpus Campinas são finalistas do Prêmio "Respostas para o Amanhã"

Alunos do Câmpus Campinas são finalistas do Prêmio "Respostas para o Amanhã"

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 11h50 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 11h51

Os alunos do 3º ano do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao ensino médio do Câmpus Campinas, Camila dos Santos Oliveira, Monyque Karoline de Paula Silva, Noah Serrati Moreno, Endriely Peres Fernandes e Vinícius dos Santos Ribeiro, estão entre os 10 finalistas do Prêmio "Respostas para o amanhã" com o projeto “STEAM na prática: água tratada para todos”. O projeto consiste em um sistema para deixar a água de cisternas potável e adequada para o consumo humano. A proposta inicial do projeto é realizar o tratamento diário de 200 litros de água utilizando processo térmico. Os orientadores são os professores Edson Anício Duarte, João Alexandre Bortoloti e Daltamir Justino Maia.

Premiação

A premiação encontra-se na 3ª Etapa, onde as 10 equipes finalistas deverão produzir um vídeo e postá-lo na plataforma indicada pela equipe organizadora no período de 07/10 a 09/11/2020.

O público em geral poderá acessar, através do Portal, os vídeos no período de 12/11 a 18/11/2020 e escolher o projeto que mais gostou. Pois neste período além da seleção dos vencedores nacionais, haverá a seleção dos vencedores pelo júri popular. O resultado será divulgado no dia 19/11/2020 no portal da Promoção.

O prêmio funciona assim: as equipes, de três a cinco participantes, devem desenvolver projetos que enfatizem a investigação científica e o pensamento crítico para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Os projetos devem ser orientados por professores que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

A premiação está em sua 7ª edição e aposta na abordagem STEM — sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) — como inspiração para despertar o interesse dos estudantes por essas áreas do conhecimento. O intuito é contribuir para a formação desses jovens, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um de seus possíveis projetos de vida.