No dia 23 de setembro, o IFSP completa 111 anos. Confira nossa história!
No dia 23 de setembro, o IFSP completa 111 anos. A história do Instituto começou em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, decretou a criação do ensino industrial no Brasil. Desde então, lá se vão quase 11 décadas ofertando ensino técnico gratuito e de qualidade.Escola de Aprendizes Artífices na Avenida Tiradentes (1910).
O atual IFSP nasceu Escola de Aprendizes Artífices, em um prédio no bairro de Santa Cecilia, na região central da capital paulista. Começou com 135 alunos matriculados em cursos de tornearia mecânica e eletricidade e em oficinas voltadas para o artesanato. Nesses 111 anos foi também Escola Técnica Federal (ETFSP) e Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).
Por aqui passaram alunos ilustres, como o atleta bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, que sempre lembrava com carinho do local onde estudou. “A escola atendia alunos pobres, em período integral... Aqui ganhei minhas duas primeiras medalhas: jogo de peteca e revezamento em corrida”, contou em entrevista para a exposição “Homem & Técnica”, em 1986.
A atual configuração veio em 2008, quando o CEFET se transformou em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir daí, a estrutura, que até então contava com um prédio instalado na região da Armênia (atual Câmpus São Paulo) e poucas unidades descentralizadas, expandiu-se para diversos municípios do estado.
Hoje o IFSP é o maior de todo o Brasil, com 37 unidades, oferecendo Cursos Técnicos, Superiores e de Pós-Graduação, nas mais diversas Áreas.
|
Link para o decreto de criação das escolas artífices: Decreto Nº 7566, de 23 de setembro de 1909
Referências:
Redes Sociais