Página inicial > Notícias > Pesquisadores do IFSP desenvolvem radar de microondas

Pesquisadores do IFSP desenvolvem radar de microondas

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 12h29 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 14h51

Dispositivo portátil e de baixo custo está em fase de testes e pode ajudar no pré-diagnóstico de pneumonia aguda por Covid-19

Uma equipe de pesquisadores do IFSP, juntamente com o professor João Francisco Justo, da Escola Politécnica da USP, está trabalhando no desenvolvimento de um protótipo de baixo custo e portátil, para análise pulmonar por imagens de micro-ondas de campo próximo. O objetivo é que o dispositivo possa ser utilizado para aumentar o conjunto de ferramentas de diagnóstico rápido de pacientes com Covid-19, sobretudo em hospitais de campanha. O protótipo é parte do projeto de pesquisa intitulado “Sistema de pré-diagnóstico de pneumonia aguda por Covid-19 através de imagens por micro-ondas com a Antena Vivaldi Palm Tree”.

Fazem parte da equipe de pesquisadores do Instituto, nesse projeto, os professores Alexandre Maniçoba de Oliveira, Antonio Mendes de Oliveira, Breno Teixeira dos Santos e Arnaldo de Carvalho, todos membros do LabMax-IFSP.  O projeto conta ainda com a pesquisadora N. Nurhayati, da Universidade de Negeri Surabaya, na Indonésia.

Protótipo em desenvolvimento no LabMax

Projeto de conscientização

Além das pesquisas para desenvolvimento de protótipos como o radar de micro-ondas e o respirador, o Laboratório Maxwell do IFSP também desenvolve uma campanha que busca conscientizar a sociedade em relação ao combate e prevenção da Covid-19. Quem está a frente da campanha é Karen Cristina Mendonça dos Santos, aluna do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial do Câmpus Cubatão e bolsista de Iniciação Científica no LabMax.

A campanha utiliza um mascote, o Little Max, que aparece em tirinhas explicando como surgiu a Covid-19 e mostrando as formas de se proteger do coronavírus. As tirinhas são divulgadas em grupos de whatsapp e nas redes sociais do LabMax.