Pesquisadores do IFSP desenvolvem radar de microondas
Dispositivo portátil e de baixo custo está em fase de testes e pode ajudar no pré-diagnóstico de pneumonia aguda por Covid-19
Uma equipe de pesquisadores do IFSP, juntamente com o professor João Francisco Justo, da Escola Politécnica da USP, está trabalhando no desenvolvimento de um protótipo de baixo custo e portátil, para análise pulmonar por imagens de micro-ondas de campo próximo. O objetivo é que o dispositivo possa ser utilizado para aumentar o conjunto de ferramentas de diagnóstico rápido de pacientes com Covid-19, sobretudo em hospitais de campanha. O protótipo é parte do projeto de pesquisa intitulado “Sistema de pré-diagnóstico de pneumonia aguda por Covid-19 através de imagens por micro-ondas com a Antena Vivaldi Palm Tree”.
Fazem parte da equipe de pesquisadores do Instituto, nesse projeto, os professores Alexandre Maniçoba de Oliveira, Antonio Mendes de Oliveira, Breno Teixeira dos Santos e Arnaldo de Carvalho, todos membros do LabMax-IFSP. O projeto conta ainda com a pesquisadora N. Nurhayati, da Universidade de Negeri Surabaya, na Indonésia.
Protótipo em desenvolvimento no LabMax
Projeto de conscientização
Além das pesquisas para desenvolvimento de protótipos como o radar de micro-ondas e o respirador, o Laboratório Maxwell do IFSP também desenvolve uma campanha que busca conscientizar a sociedade em relação ao combate e prevenção da Covid-19. Quem está a frente da campanha é Karen Cristina Mendonça dos Santos, aluna do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial do Câmpus Cubatão e bolsista de Iniciação Científica no LabMax.
A campanha utiliza um mascote, o Little Max, que aparece em tirinhas explicando como surgiu a Covid-19 e mostrando as formas de se proteger do coronavírus. As tirinhas são divulgadas em grupos de whatsapp e nas redes sociais do LabMax.
Saiba mais sobre esses projetos em https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/1460-pesquisadores-do-ifsp-trabalham-no-desenvolvimento-de-um-radar-de-microondas-para-pre-diagnostico-de-pneumonia-aguda-por-covid-19
Redes Sociais