Página inicial > Notícias > Estudantes do IFSP/Campinas recebem menção honrosa na Obmep 2017

Estudantes do IFSP/Campinas recebem menção honrosa na Obmep 2017

Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 17h21 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 15h32

A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Neste ano, seis estudantes do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foram selecionados para a segunda fase, sendo dois premiados com certificados de menção honrosa: Gabriely da Cruz Camilo - 2° ano do curso integrado ‘Técnico em Eletroeletrônica’ e Samuel Vicente Dias de Freitas - 1° ano do curso integrado ‘Técnico em Eletrônica’.

Esta é a segunda menção honrosa conquistada pela estudante Gabriely da Cruz Camilo, também premiada na edição 2016.

A aluna Vitória Aparecida Santos Ferreira, do 3º ano da Escola Técnica Estadual "Conselheiro Antônio Prado" – Etecap, participante do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) "Preparatório para a OBMEP", realizado no Câmpus Campinas, conquistou medalha de prata.

Neste ano, os alunos participaram do nível 3, em que os alunos de todos os anos do Ensino Médio competem entre si. Para a professora Cecília Pereira de Andrade, que assumiu o curso Preparatório, a Obmep é um incentivo importante para os estudantes, além de apontar para as instituições o caminho para a melhoria contínua do desempenho.

Programa de Iniciação Científica Jr.

Em 2018, terá sequência o Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), para medalhistas da Obmep. Os estudantes que receberam menção honrosa também têm a chance de pleitear uma bolsa no programa, diante da disponibilidade de novas vagas, desde que matriculado na rede pública. Essa substituição é feita considerando a classificação na 2ª fase da competição.

O PIC é um programa que propicia ao aluno premiado em cada edição da Obmep entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os participantes recebem incentivo financeiro mensal concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os premiados com menção honrosa nesta edição podem se candidatar para participar do programa fazendo a sua pré-inscrição, até o dia 26 de fevereiro, por meio de formulário disponível no site do PIC.

Mais detalhes podem ser vistos em https://13pic.obmep.org.br/sobre/premiados

Visite o site da Obmep: http://www.obmep.org.br/