Página inicial > Notícias > Ex-aluno do IFSP Campinas atua na produção de mascaras faciais no CTI Renato Archer

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 10h06 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 10h08

Diante do aumento da demanda dos hospitais da região de Campinas por equipamentos de proteção individual, face à pandemia causada pelo vírus COVID-19, o Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer tem atuado no desenvolvimento e fabricação de máscaras de proteção facial FaceShield para doação.

Um dos participantes deste importante processo é o ex-aluno do IFSP campus Campinas, Geovany Candido, egresso do curso técnico em Eletroeletrônica concomitante/subsequente. Atualmente Geovany é bolsista de Iniciação Cientifica no Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NT3D) do CTI Renato Archer, atuando com estudos na parte de processos: preparação do equipamento, configuração do processo, execução do pós-processamento, dentre outras atividades. Sua pesquisa e estudos estão relacionados aos processos de manufatura aditiva: técnicas de processamento, parâmetros de processo, propriedades da matéria-prima, aplicações. O primeiro contato com a Manufatura Aditiva ocorreu durante o período de Iniciação Cientifica no IFSP Campinas, em 2015, orientada pelo professor Edson Anício Duarte.

"Nessa época, o Caio Clementi me ensinou as diretrizes de modelagem mecânica e a operar a impressora 3D que utilizávamos para dar suporte, fabricando protótipos, para os demais grupos. Essa época foi muito boa para mim, pois pude aprender bastante e treinar habilidades que hoje são fundamentais para minha vida profissional. Além disso, tive diversas oportunidades de participar de eventos, exposições, feiras de ciência e congressos em várias partes do Brasil. Sou muito grato a equipe do IFSP, por fazerem parte, direta e indiretamente, desse período tão importante que provavelmente foi um divisor de águas na minha vida.", conta Geovany.

A participação de estudantes do IFSP campus Campinas em pesquisas e projetos no CTI Renato Acher foi possibilitada pela parceria técnico-educacional existente entre as duas instituições, desde 2013.

Geovany também possui formação técnica em Mecânica, pela Etec Bento Quirino e é graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec Campinas.