Página inicial > Notícias > Projeto Socializar promove ações de aproximação e interação com a comunidade

Projeto Socializar promove ações de aproximação e interação com a comunidade

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 17h05 | Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 20h21

A pandemia provocada pelo Covid-19 levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendar o isolamento social como ferramenta de combate ao vírus. Estamos vivendo uma das maiores crises das últimas décadas e talvez o maior desafio desta geração. O isolamento social nos atinge em diversas dimensões, dentre as quais destacam-se a saúde física e psicológica além da inevitável depressão econômica. Muito tem sido discutido sobre a necessidade de minimizar os impactos econômicos. Contudo, mais do que nunca, humanizar agora esse processo é preciso. Buscar manter laços de amizade, estabelecer diálogos e atividades mediadas por recursos tecnológicos bem como o contato entre a escola e a comunidade.

Neste contexto, o câmpus Campinas tem se mobilizado e trabalhado continuamente para encontrar soluções às diversas problemáticas que têm surgido, mantendo, na medida do possível, o andamento de processos educacionais para ser útil à comunidade que integra.

Buscando aproximar a comunidade acadêmica e promover interação social por meios digitais, o câmpus Campinas desenvolveu o Projeto Socializar, que conta com ações educacionais, científicas, culturais e artísticas, desenvolvidas pelos servidores da unidade e voltadas ao público. Conheça algumas delas:

Cine debate
O projeto visa promover debates sobre obras cinematográficas de valor educativo mediados por plataforma virtual.
Coordenação: José Ferraz
Executores: Ellen Gallerani Correa e Jean Douglas Zeferino Rodrigues

Orientação psicológica remota
O IFSP Campinas está pronto para oferecer apoio e orientação psicoeducacional para estudantes tanto de forma individual, mediado por plataforma virtual, quanto através da divulgação de material informativo disponibilizado no site do campus Campinas. Todo estudante que sentir necessidade pode entrar em contato através do e-mail institucional (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) para que a equipe possa realizar atendimento especializado.
Coordenação: Eliane Ferreira
Executores: Mauro Salviati e Gustavo Fagioli

Biblioteca Informa
Esta ação visa a disponibilização semanal de informações da biblioteca, dicas de leitura de livros de literatura e técnicos.
Coordenação e execução: Danielle Navegantes

Fontes de Informações Científicas sobre o Covid 19
Esta ação visa a disponibilização de informações científicas semanais para a comunidade escolar acadêmica sobre o Covid 19, nos canais oficiais do IFSP Campinas.
Coordenação: Danielle Navegantes
Executora: Rosana Gomes

Parceria educacional com a Red Hat
Esta ação visa o estabelecimento de parceria educacional com a empresa de tecnologia Red Hat para fornecimento de treinamento e capacitação para professores e alunos.
Coordenação e execução: Andreiwid Sheffer Corrêa

Visitas virtuais a museus e locais de importância cultural e histórica ao redor do mundo
Esta ação visa propor, estimular e viabilizar a visita e exploração virtual de museus e locais de importância cultural e histórica, abrindo a possibilidade para os estudantes interagirem com seus professores para esclarecimentos e debates.
Coordenação: Alencar de Melo Jr.
Executores: Henrique G. Salvador e Mariana Saragiotto S. Alves

Esse projeto visa coletar depoimentos através do Facebook do campus sobre como está sendo a rotina de estudos e trabalhos de nossa comunidade durante esse período de quarentena e posterior compartilhamento na página oficial do IFSP Campinas.
Coordenação e execução: Eduarda Toth

Diário virtual da Quarentena
Esse projeto possibilita o registro virtual diário das atividades que estão sendo desenvolvidas durante a quarentena por alunos, ex-alunos e docentes.
Coordenação e execução: Edson Anicio Duarte

Como eu posso obter ajuda?
Neste momento de isolamento social, que por vezes pode ocasionar desconfortos emocionais, ligados às mudanças na rotina e ausência de contato com pessoas queridas, a equipe Sociopedagógica do campus Campinas está a disposição para auxiliá-lo. Encaminhe um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e um profissional qualificado entrará em contato.

Como eu posso ajudar?
Se você tem ideias de ações ou atividades que possam enriquecer ainda mais este projeto, seja nosso parceiro! Entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e encaminhe suas sugestões, que serão muito bem-vindas!