Página inicial > Notícias > Equipe Sociopedagógica divulga Carta Orientativa à comunidade do IFSP Campinas

Equipe Sociopedagógica divulga Carta Orientativa à comunidade do IFSP Campinas

Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 17h12 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 17h12

Os psicólogos Mauro Salviati e Luis Gustavo Fagioli integrantes da equipe Sociopedagógica do Câmpus Campinas elaboraram Carta Orientativa aos estudantes e demais membros da comunidade:

Caros estudantes e demais membros da comunidade IFSP – Câmpus Campinas,

Estamos atravessando um período muito novo e diferente em nossas vidas: O enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com isso, muitas coisas inesperadas estão acontecendo, como, por exemplo, a mudança de nossas rotinas diárias; a necessidade importantíssima de nos mantermos em isolamento social pra frear o ritmo de contaminação das pessoas e, ainda, a falta de conta com as pessoas que gostamos e sentimos vontade de ver.

Por isso tudo, é muito compreensível que, nesta situação, nos sintamos desconfortáveis emocionalmente, com algum tipo de mal estar.

Então, gostaríamos de lembrar a você algumas coisas importantes para termos em mente neste momento singular:

• Procure estabelecer uma rotina pessoal diária dentro de sua casa, por exemplo: Horário para arrumar seu quarto e seus pertences; Aproveite para estabelecer alguns horários para o estudo (reveja pontos das disciplinas que você não tinha entendido direito); Reserve horário para manter contato com amigos e pessoas queridas por meio das tecnologias de comunicação; Tenha um horário diário para fazer alongamentos e alguma atividade física; Não fique de pijamas o dia inteiro; Não fique o tempo todo deitado ou jogando em celulares ou computadores.

• É normal neste tipo de situação que passamos, nos sentirmos estranhos e, por vezes, aflitos. Se isso acontecer, não se assuste! Nesses momentos, procure fazer algo prazeroso e mantenha contato com pessoas amigas e em quem você confia.

• As informações são muito importantes, inclusive para você poder se proteger adequadamente. No entanto, a sobrecarga de informações também gera estresse por acúmulo de estimulação. Assim, assista noticiários apenas uma ou duas vezes por dia. Será o suficiente para você se manter bem informado.

• Procure alimentar-se bem e nos horários corretos. Evite o excesso de doces e gorduras. Não se esqueça de tomar água.

Lembre-se também das principais recomendações das autoridades de saúde:
• Lavar as mãos frequentemente.
• Quando estiver fora de casa e não puder lavar as mãos, não toque no rosto em nenhuma hipótese.
• Mantenha-se em sua casa. Isso é muito importante!
• Caso tenha a necessidade de sair de casa, mantenha distância mínima de dois metros de outras pessoas e evite tocar em objetos e superfícies.

IMPORTANTE:
A equipe da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) está à disposição para orientar e esclarecer você neste período de isolamento social e suspensão do calendário letivo. Caso precise, ente em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Caso sinta necessidade de conversar ou precise de orientação psicoeducacional, entre em contato com os psicólogos Gustavo e Mauro pelos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Lembre-se: É um momento difícil, mas ele passará e logo nos encontraremos novamente.

Abraços
Equipe CSP – IFSP – Campinas.