Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSP Campinas promove a IV Semana da Consciência Negra com atividades culturais
Início do conteúdo da página

IFSP Campinas promove a IV Semana da Consciência Negra com atividades culturais

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 18h02 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 18h02

A IV Semana da Consciência Negra do IFSP Campinas foi celebrada com muitas atividades boas! Tivemos o envolvimento dos alunos do grêmio na figura da Fabiana, Diretora de Cultura, e do Samuel, vice-presidente. Também tivemos o apoio do Diretor Eberval, quem participou da abertura no Amarais e do fechamento no Shopping Parque das Bandeiras, juntamente com o grupo de dança “Erika Ramos” liderado pela coreógrafa Érika Ramos.
O momento histórico em que estamos inseridos no país exige de nós muito diálogo, resiliência e (re)conhecimento para construirmos os caminhos para avançar a pauta da população negra. Esta Coordenadoria de Extensão buscou diversificar a IV Semana da Consciência Negra a alegria, a força e pluralidade de lugares e de vozes, apesar das lutas cotidianas que ao longo de nossas gerações carregamos.
As atividades ocorreram em três dias: 21 (quinta-feira), 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de novembro de 2019. No dia 21/11/2019 (quinta-feira), tivemos a abertura às 10h no Amarais, com a presença de Fabiana Salim, diretora Adjunta de Administração, Marcelo Bonfin, diretor Adjunto Educacional, e Eberval Castro, Diretor Geral. Participaram da abertura também os alunos Samuel e Fabiana (representante do grêmio de alunos), convidado externo Ricardo Augusto de Souza, pianista formado pela USP, nosso convidado externo, e o professor Coordenador de Extensão Leandro.
Após a abertura, ainda na quinta-feira, 21/11/2019, tivemos duas atuações do convidado Ricardo Souza, uma às 10h30 (após a abertura) e outra às 13h30, no câmpus Amarais, auditório. O convidado apresentou mini-palestra sobre sua trajetória e sobre sua vivência recente como aluno de piano da USP. Fez uma roda de conversa, tratando de conceitos basilares em negritude, tais como: racismo, colorismo etc. Executou algumas músicas e peças, dentre os autores, tivemos Villa Lobos e Milton Nascimento.
Na sexta-feira, 22/11/2019, às 09h, ocorreu o CINEDEBATE, conduzido pelo querido professor José Ferraz e co-organizado pelo vice-presidente do grêmio Samuel. O filme escolhido foi o “Infiltrado na Klan”. O filme é sobre um policial negro do Colorado que, em 1978, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, ele fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
Ainda na sexta LUCAS SOARES, do Instituto Anelo, demonstrou toda sua força pela simplicidade, humildade em uma íntima roda de conversa (super bate papo!) no câmpus Campinas, Título de sua participação: “Música que Transforma”. Esse encontro ocorreu, na sexta-feira, 22/11/2019, às 19h10, sob co-organização do aluno Pedro. Lucas Soares é muito conhecido localmente, mas viajou o mundo com sua música, mantendo suas raízes e avançando novos espaços. Como ele mesmo diz “não negue nunca sua origem”. Ele participou do TEDx Campinas, tocou com Alok, Titans e mantem sua defesa a população negra. Para conhecer mais seu trabalho digite: https://youtu.be/VYgYGroQ5Tg.
No sábado, 23/11/2019, às 15h, Shopping Parque das Bandeiras (Campo Grande), sob corresponsabilidade da aluna e dançarina Fabi. O grupo “Erika Ramos” de Competição é formado por 30 alunos e ex-alunos da rede pública de Campinas, sob liderança da coreógrafa Erika Ramos. É um grupo forte que vem se destacando há cerca de 3 anos. Ele tem sido premiado em todas as competições que participa. Em 2018 e 2019, 1º lugar na Argentina e com passe livre para se apresentar na NBA Orlando 2020, no intervalo dos jogos. Fizeram um pocket show da peça Rei Leão e uma apresentação contando a história de um Gari que tinha como sonho fazer parte de um grupo de dança, mas pela dura realidade da vida não conseguiu. E, nesta equipe, encontra a chance de tornar seu sonho em realidade!

registrado em:
Fim do conteúdo da página