IFSP Campinas participa do XI Congresso de Agroecologia na Universidade Federal de Sergipe
Entre os dias 04 e 08 de novembro, um grupo de 12 pessoas esteve representando o Câmpus Campinas no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia que aconteceu na Universidade Federal de Sergipe.
Sob a coordenação da professora Erika Batista, o Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES) levou 09 trabalhos para apresentação. São eles:
1. "Agroecologia e Letramentos Sociais: a prática na Cooperflora", que tem como o autor o aluno de pós graduação Rodolfo Medina, sob orientação da professora Erika Batista.
2. "Criação de Plataforma Agroecologia para agricultura familiar no Brasil", que tem como autora a professora Zady Castañeda Salazar.
3. "Institutos Federais e redes sociotécnicas: a educação popular na construção dos conhecimentos agroecológicos", de autoria do aluno de ensino médio Samuel Vicente Dias de Freitas, sob a orientação dos professores Erika Batista e Márcio André Miranda.
4. "A Agricultura Familiar e as Tecnologias Sociais: Irrigador Automatizado", que tem como autor o aluno de ensino médio Noah Serrati Moreno, sob a orientação da professora Erika Batista e coorientação do professor Edson Anicio Duarte.
5. "Estratégias sociotécnicas para o desenvolvimento rural sustentável e tecnologias sociais em assentamentos de reforma agrária", que tem como autora a aluna Franciely Prado dos Santos, sob a orientação da professora Erika Batista.
6. "Dispositivo para monitoramento de compostagem caseira, tecnologias sociais e agroecologia em assentamentos de reforma agrária", de autoria do aluno de ensino médio Vinícius Marchezi Rosa da Cruz, sob orientação dos professores Maicon Vaz Moreira e Marcio André Miranda.
7. "Site para capacitação em agroecologia para grupos de consumo", que tem como autor o aluno de ensino médio Luiz Roberto da Cruz Santos, sob a orientação do professor André Luis Bordignon.
8. "Análise censitária e mapeamento da produção agroecológica do assentamento Milton Santos: Políticas Públicas e Agroecologia", que tem como autor o aluno de ensino médio Nathan Silva de Andrade, sob a orientação do professor Herivelto Fernandez Rocha.
9. "Lazer e Agroecologia: Uma discussão a partir do tempo de trabalho das mulheres", que tem como autora a aluna de pós graduação Mayara de Oliveira Peres, sob orientação da professora Erika Batista.
A qualidade dos trabalhos foi ressaltada pelos Grupos de Trabalho em que foram compartilhados e debatidos. Destaque para os estudantes dos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio, que foram apresentados em sessões orais junto aos trabalhos de graduação e mesmo pós-graduação.
"Além do conteúdo acadêmico, com os quais pudemos aprender muito, tivemos uma vivência com outras culturas que me proporcionou enxergar as coisas sob outro ponto de vista. Foi muito enriquecedor", diz o aluno do Técnico Integrado em Informática, Nathan Silva de Andrade, um dos apresentadores de trabalho no CBA.
Uma da ações do CBA foi a visita a uma comunidade de Marisqueiras que foram afetadas pelo derramamento de petróleo. A situação é extremamente crítica, pois elas não estão conseguindo vender o produto do seu trabalho por conta da contaminação das praias e rios. O CBA foi solidário a elas e enviou uma comitiva que teve participação do IF Campinas e apoio do NEAES também.
O congresso proporcionou vários espaços denominados "Tapiris dos Saberes" onde eram apresentados e debatidos os trabalhos, "Plenárias Identitárias" onde eram debatidas as questões das mulheres, juventudes, indígenas, agricultores e agricultoras, "Ambientes de Interação Agroecológica" em que várias atividades eram oferecidas como exposições de produtos agroecológicos, instalações artísticas, feira de agrobiodiversidade entre outros, além dos "Ambientes Permanentes" em que se elaborava conhecimento por meio de ofício e espaços de cuidado e cura de tradição oral.
Mais informações podem ser obtidas no site do CBA: http://www.cbagroecologia.org.br/
Redes Sociais