Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ministram palestra
Início do conteúdo da página

Egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ministram palestra

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h21 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h34

Na última terça-feira, (19/8), os alunos do 1º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do turno Vespertino, do IFSP Campus Campinas, receberam dois egressos para falar sobre o curso e as perspectivas do mercado de trabalho após a conclusão da graduação.

Em uma roda de conversa conduzida pelo professor Alencar Junior, os egressos Francisco Mota e Bruno Henrique, conversaram com os estudantes recém chegados no curso sobre suas experiências como alunos e no mercado de trabalho. Sob duas óticas diferentes de perspectiva, Bruno, ingressou no curso após finalizar o ensino médio. Já Francisco, concluiu outra graduação e resolveu se aventurar no ramo dos sistemas.

Eu prestei vestibular para cursar medicina, mas acabei não passando. Após, passei um ano parado e fiz o ENEM para entrar no IFSP. Sempre tive um interesse pela área de tecnologia e acabei por gostar bastante do curso”, disse Bruno, que entrou em 2015. Já Francisco, se viu em um embate quando após cursar Biologia, encontrou dificuldades no mercado de trabalho. “Eu havia concluído a graduação e estava buscando um emprego, pois o mercado estava bem escasso. Me interessava pela área de análise e desenvolvimento de sistemas há muito tempo e me vi tentado a ingressar no curso. Foi uma ótima decisão”, relata Francisco, ingressante em 2013 e participante da primeira turma do curso no IFSP.

 

 O que dizem os profissionais sobre mercado atualmente

O mercado de trabalho para a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem se tornado cada vez mais aquecido com o crescimento constante de empresas e a necessidade de especialistas na área. Muitas empresas buscam profissionais brasileiros para trabalhar com elas devido a qualidade que os profissionais possuem, principalmente os formados pelo IFSP. “Se tem uma coisa que você não precisa se preocupar é com emprego, o mercado tem se tornado cada vez mais aquecido e muitas empresas buscam profissionais nessa área, que de certa forma é nova e tem se expandido bastante”, conforme Bruno, que atua como Software Developer Jr no SIDI - Samsung.

Os egressos do IFSP tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, até mesmo os alunos da graduação tem se dado muito bem nas seleções de estágio. Isso se dá pelo trabalho desenvolvido na instituição, onde os professores estão sempre dispostos a ajudar os alunos da melhor maneira possível. Em nada nos falta no quesito qualidade de educação e podemos sempre contar com o corpo docente”, diz Francisco, que trabalha atualmente como Analista Sênior na Accenture.

Apesar de muitos alunos se verem aflitos com o inicio do curso, os dois afirmam que ninguém deve temer e que sempre tem que se dedicar bastante para entregar o melhor de si e quando chegar no mercado de trabalho, ser um bom profissional graças a dedicação durante a graduação. Além disso, os egressos recomendam sempre estar atualizado com as constantes novidades sobre o mercado da programação e se possível, buscar conhecimento na língua inglesa, esta que é bastante requisitada nas seleções de emprego.

O importante é você não ficar parado, e mesmo que passe a programar apenas em uma linguagem, buscar compreender novas e outras coisas a respeito do mercado da programação que está em constante atualização”, segundo Bruno. “Uma dica que eu dou também é ficar ligado quanto a questão dos idiomas, geralmente as empresas pedem que você entenda ao menos o básico do inglês para poder facilitar a programação e a imersão naquilo que elas tem a oferecer”, finaliza Francisco.

Por Danny Sullivan

registrado em:
Fim do conteúdo da página