Página inicial > Notícias > A Robótica Complacente e Suas Aplicações na Educação será tema de Aula Magna

A Robótica Complacente e Suas Aplicações na Educação será tema de Aula Magna

Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 17h04 | Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 17h04

Na próxima segunda-feira, 29 de julho de 2019, a partir das 19 horas, acontecerá no auditório do IFSP Câmpus Campinas - unidade Campo Grande, Aula Magna sob o tema "A Robótica Complacente e Suas Aplicações na Educação", para os estudantes dos cursos técnicos em Informática e Eletroeletrônica concomitantes/subsequentes, ingressantes neste segundo semestre de 2019.

A palestra, que será ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Brincalepe Campo, aborda um novo paradigma na área de robótica, criado em tempos recentes. Esta nova linha de pesquisa, denominada Robótica Mole (Soft Robotics), consiste de robôs construídos com materiais complacentes, ou seja, que incorporam uma característica física que os tornam mais próximos de serem vivos, pois fisicamente cedem naturalmente aos esforços que outros corpos lhes impõem.

O evento é gratuito e não é necessário realizar inscrição.

Sobre o palestrante

Prof. Dr. Alexandre Brincalepe Campo possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Controle e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1991). Nesta mesma instituição concluiu suas pesquisas de mestrado (1995) e doutorado (2001). Em 2014 desenvolveu pesquisas de estágio sênior na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente é professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) onde coordenada o Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do IFSP. Possui sete patentes depositadas nos últimos cinco anos, sendo a última delas na área de Soft Robotics, a primeira do IFSP que já está em processo de licenciamento por uma empresa.