Semana de Planejamento Docente dá início ao ano letivo 2019
O Câmpus Campinas realiza, nos dias 1º e 4 de fevereiro, a programação do Planejamento Docente 2019. Os professores receberam as boas-vindas do diretor-geral do Câmpus, Eberval Oliveira Castro, do diretor adjunto educacional, Marcelo Bonfim e da equipe da Coordenadoria Sociopedagógica, organizadora do evento. O evento foi realizado no auditório da Fundação Instituto Tecnológico de Logística – Fitel, em uma parceria institucional.
Na oportunidade, Eberval reforçou que será um ano de grandes desafios, com a entrega das obras no Campo Grande, com a necessária adequação dos ambientes e início das atividades. Também foi enfatizado o aspecto financeiro da mudança, que exigirá a busca por complementação orçamentária. Na fala do diretor, a tentativa será no intuito de fazer com que as dificuldades não interfiram às atividades finalísticas, ou seja, o ensino e os projetos de pequisa e extensão.
“Esse é um ano que pretendemos ampliar as parcerias e redes de colaboração, no âmbito regional e nacional. Vamos continuar a fazer um bom trabalho, para justificar para a sociedade a existência de uma instituição de ensino como a nossa, comprometida com a transparência e a qualidade dos serviços prestados”, destacou.
A intérprete de Libras, Geilda Fonseca de Souza, fez uma apresentação especial sobre o acolhimento no Câmpus Campinas, em 2019, de dois alunos surdos. Especialista em em Libras e Educação de Surdos, com mestrado defendido recentemente nesta área, a educadora chamou a atenção dos professores para alguns pontos importantes para a efetiva aprendizagem e socialização dos estudantes.
Pensar a educação
Entre as atividades da programação, a realização da conferência “Pensar e construir nosso futuro comum na Escola”, proferida pela pedagoga e educadora Sonelise Cizoto. A palestrante compartilhou sua experiência em processos educativos, dando ênfase em temas como revolução tecnológica e desafios da educação para a geração Alpha, que é o termo usado para designar a nova geração de crianças nascidas a partir de 2010.
Entre os pontos destacados por Sonolize, os quatro pilares da educação apontados em relatório da Comissão Internacional sobre Educação para a Unesco. Em especial, dão ênfase aos conceitos e fundamentos da educação na luta pela formação integral, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades mínimas para viver e conviver numa sociedade moderna: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
“Os quatro pilares servem, em seu conjunto, como princípio organizador nesse processo de construção de competências e habilidades”, enfatizou a educadora. Em sua avaliação, essa visão converge em direção a outro conceito: o da “sociedade educativa” na qual tudo pode ser uma oportunidade para aprender e desenvolver os talentos.
Redes Sociais