Página inicial > Extensão > Perfil do aluno e apoio à permanência

Perfil do aluno e apoio à permanência

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 20h08 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 21h22

A SAP, em conjunto com o IFSP/CMP, selecionou 20 alunos de acordo com o seguinte perfil:

✔ Ser pessoa egressa do Sistema Prisional em um dos seguintes regimes: aberto; prisão domiciliar, inclusive com monitoração eletrônica; em livramento condicional; em liberdade definitiva, até um ano após cumprimento da sentença;

✔ Ter formação mínima: Ensino fundamental II Incompleto;

✔ Residir na Região Metropolitana de Campinas;

✔ Declarar interesse e comprometimento com as atividades propostas no projeto.

Visando propiciar condições favoráveis a permanência do público no decorrer de todas as etapas do projeto, reduzindo as oportunidades de evasão, bem como contribuindo para o êxito dos resultados almejados, o Projeto proporcionará:

✔ Bolsa auxílio para cada aluno participante. Essas bolsas serão aportadas pelo DEPEN. Esse procedimento já é normalmente realizado pelos Institutos para alunos em vulnerabilidade, isto é, esse já é um procedimento padrão da Rede Federal de Educação.

✔ Acolhimento dos familiares dos alunos. Esse procedimento será realizado pela estrutura da SAP, já existente. Os profissionais da SAP realizarão reuniões com os alunos e darão encaminhamento as demandas sociais necessárias para os familiares, em especial os filhos menores;

✔ Desenvolvimento de competências institucionais - essas competências passam pela formação dos formadores que incluem a aplicação de metodologias de ensino compatíveis, instrumentos e currículos modernos que viabilizem os processos de inclusão e permanência dos alunos no sistema educacional e no mundo do trabalho.

✔ Método para seleção dos alunos que irão participar do programa;

✔ Formação dos participantes do projeto - composta por uma equipe multidisciplinar em temas como inclusão e permanência;

✔ Sensibilização das empresas para a importância de seu papel social em oferecer oportunidades aos alunos do programa;

✔ Publicação de resultados e investigação participativa