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Missão

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 20h05 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 21h22

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) tem como missão a disseminação da cultura da inovação e inclusão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

A promoção dessa cultura em relação ao projeto “Inclusão Produtiva de pessoas egressas do sistema prisional: itinerários formativos e inserção profissional” significa dar oportunidades concretas a um grupo de pessoas marginalizadas socialmente e, por consequência, afastadas da possibilidade de inclusão ao conhecimento, à tecnologia e à inovação gerada no Campus Campinas do IFSP.

Nesse sentido, o Programa visa impulsionar a inclusão das pessoas egressas do sistema prisional, em situação de vulnerabilidade social, com ações que promovam o seu acesso à educação e ao mundo do trabalho. Ao tornar-se aluno do IFSP os alunos passam a gozar dos direitos que o Instituto Federal oferece, sendo instrumento de inclusão.

A capacitação dos alunos é realizada nas dependências do IFSP - Campus Campinas e CTI Renato Archer e tem duração de cinco meses, com carga horária relativa aos conteúdos de 633 horas distribuídas em 20 semanas de atividades. O projeto conta também com tutores que têm reuniões semanais com seus alunos.

Faz parte da capacitação a ação empreendedora e psicossocial que se dá concomitante ao desenvolvimento do conteúdo técnico. Na capacitação empreendedora e psicossocial são abordados os seguintes grandes temas:

✔ Empreendedorismo;

✔ Projeto de vida;

✔ Eletricidade;

✔ Tópicos em saúde;

✔ Tópicos em linguagem;

✔ Tópicos em matemática. 

Após a capacitação, os alunos serão acompanhados em sua inserção no mundo do trabalho, de acordo com suas características, desejos e oportunidades. Cada participante terá um tutor que irá auxiliá-lo nas suas demandas relativas às questões técnicas, operacionais e psicossociais.

A tutoria será realizada por um participante do projeto, que irá acompanhar e viabilizar o sucesso do aluno nessa etapa, que terá duração de sete meses e proporciona ao aluno duas situações:

✔ Participar dos programas de estágio nas empresas.

O aluno será acompanhado pelo seu tutor que, neste caso, será supervisor de estágio. Ademais, contaremos com o apoio do Ministério Público do Trabalho para acesso destes a programas de cotas, quando possível, e articulações com empresas, de modo a ampliar a oportunidade de estágios e, posteriormente, as chances de contratação dos alunos.

✔ Ser acompanhado pelo seu tutor na autogestão.

Dependendo da vocação do aluno, este poderá optar por se tornar um prestador de serviços autônomos. Neste caso, o seu tutor irá acompanhá-lo nas etapas de entrada no mundo do trabalho. Promoverá auxílio nas suas dificuldades técnicas e operacionais.

Além da capacitação técnica e profissional, o projeto desenvolverá conjuntamente estudos de caráter qualitativo e/ou quantitativo que possibilitarão um aprofundamento sobre os temas e possíveis impactos oriundos das atividades desenvolvidas.

Por meio da realização desses estudos os participantes do projeto tornarão público os trabalhos realizados. Essa estratégia é também uma forma de fomentar a valorização dos alunos, na medida em os mesmos possam apresentar ao público suas novas habilidades e identidades alcançadas. A prioridade será a publicação dos resultados alcançados pelos alunos e ações realizadas pelos integrantes do projeto, de forma conjunta.

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